Valor médio das tentativas de fraude no e-commerce sobe 38%, diz pesquisa
Envato
06/02/2026 | 08h00
São Paulo, 06/02/2026 - O valor médio das transações digitais identificadas e bloqueadas por fraude no comércio eletrônico brasileiro subiu 38,3% em 2025, na comparação com o ano anterior, a R$ 1.678,94. A informação foi levantada pela Equifax Boa Vista, que analisou mais de 440 milhões de transações digitais sob suspeita. Já o valor das tentativas de golpe chegou a R$ 194 milhões, uma alta anual de 15,3%.
Leia mais: Como saber se um site de compra é seguro? Confira dicas para não ter prejuízos
Por outro lado, a Equifax Boavista informa que houve uma redução no volume de transações fraudulentas no e-commerce. O total de transações bloqueadas foi 16,7% menor em 2025 na comparação com o ano anterior. Também foi apresentada redução no índice de fraude, que é a relação entre transações bloqueadas e total de transações monitoradas. Em 2025, este indicador foi de 3,3%, enquanto em 2024 foi de 3,55%.
Segundo Rogério Signorini, vice-presidente de pré-vendas e produtos da empresa, os dados do ano passado confirmam uma tendência já observada nos crimes cibernéticos: os golpistas reduzem o volume de tentativa de golpe, para focar em transações de valor elevado.
(Por Aramis Merki II)
Leia mais: Google se une a varejistas para oferecer compras dentro do Gemini
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
