Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Como saber se um site de compra é seguro? Confira dicas para não ter prejuízos

Foto: Unsplash

Saiba como comprar online de forma segura e o que fazer caso caia em um golpe - Foto: Unsplash
Saiba como comprar online de forma segura e o que fazer caso caia em um golpe

Por Isabela Toledo

redacao@viva.com.br
Publicado em 24/11/2025, às 18h42

São Paulo, 24/11/2025 - Fazer compras online pode ser prático, mas navegar por sites inseguros pode trazer riscos. Alguns sinais suspeitos podem ajudar a identificar se um site é confiável, evitando golpes, vazamento de dados e prejuízos financeiros.

Abaixo você confere algumas dicas do Serasa para evitar dores de cabeça com compras online:

Leia também: Como saber se o site que estou comprando é confiável? Veja 10 dicas

Identificando sites falsos ou maliciosos

Sites maliciosos podem ser usados para aplicar golpes como phishing, instalar malwares ou capturar dados confidenciais. O phishing ocorre quando crminosos se passam por entidades confiáveis para roubar informações confidenciais, como senhas, dados bancários e números de cartão de crédito. Já o malware é qualquer software feito para causar danos, roubar dados ou obter acesso não autorizado a dispositivos. Ele pode se disfarçar de programas legítimos e vir em forma de vírus.

A partir destes acessos, criminosos podem conseguir clonar cartões, vazar informações bancárias e até o sequestrar de dados sensíveis.

Alguns sinais ajudam a identificar quando um site pode ser falso ou malicioso. Um dos primeiros indícios está no endereço: URLs com erros, domínios estranhos ou excessivamente longos podem indicar risco.

A segurança também deve ser observada, especialmente quando a página não apresenta a informação "HTTPS" ou o cadeado na barra de endereços. 

O conteúdo é outro alerta importante, já que promessas exageradas, erros de ortografia e navegação confusa costumam aparecer em sites fraudulentos. A credibilidade pode ser verificada pela presença de dados como contato da empresa e CNPJ, cuja ausência ou reputação negativa também aponta para perigo. 

Além disso, páginas que oferecem apenas pagamento via Pix ou transferência, sem opções consideradas mais seguras, merecem atenção redobrada.

Algumas ferramentas para dar ainda mais segurança:

  • Google Transparency Report: basta inserir o link do site para verificar o histórico de segurança e possíveis alertas;
  • Link Checker (Psafe): verifica se URL tem riscos como phishing ou malware;
  • Norton Safe Web: avalia sites e classifica se são seguros, suspeitos ou inseguros
  • Reclame Aqui: é um site de registro de reclamações dos próprios consumidores, onde é possível checar o índice de resolução de problemas da empresa 

Leia também: Identificada nova onda de golpes envolvendo sites falsos e CNH

Para quem vende (e-commerce e bancos) e para quem compra

Tanto empresas quanto consumidores têm papel na segurança. Para sites de venda: é fundamental implementar autenticação forte, exigir senhas seguras, ter sistemas atualizados e monitoramento antifraude. Já para os compradores, é recomendado que use senhas exclusivas, ative a autenticação de dois fatores sempre que possível, desconfie de ofertas exageradas e prefira cartões virtuais.

Leia também: Black Friday: 5 dicas para não cair em golpes de site fake feito por IA

E se você cair em um golpe?

Se desconfiar de que foi vítima,  o órgão recomenda:

  1. Trocar todas as senhas usadas recentemente
  2. Monitorar seu CPF para identificar movimentações suspeitas
  3. Utilizar antivírus para verificar se há malware no computador
  4. Denunciar o site utilizado para as autoridades competentes, relatando que a compra online foi um golpe. 

Leia também: Nova norma incentiva acessibilidade a sites por pessoas com deficiência e idosos

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias