5 hábitos que mantêm seu cérebro mais jovem e afiado

Foto: Envato Elements/Weedezign_photo

Um neurologista, recomenda atividades como aprender novas palavras, jogos de memória e até viagens para lugares desconhecidos - Foto: Envato Elements/Weedezign_photo
Um neurologista, recomenda atividades como aprender novas palavras, jogos de memória e até viagens para lugares desconhecidos

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 16/05/2025, às 08h00

Manter o cérebro afiado é um objetivo comum, especialmente com o avanço da idade, mas muitas pessoas ainda não sabem o que realmente funciona para preservar a saúde cerebral. 

De acordo com pesquisa da Dana Foundation, neurocientistas apontaram 5 práticas acessíveis e eficazes que podem fazer diferença real no dia a dia. Confira abaixo:

1. Caminhar com frequência

Segundo a Dra. Wendy Suzuki, neurocientista da NYU, apenas 10 minutos diários já ajudam a reduzir ansiedade e depressão e estimula substâncias benéficas no cérebro como dopamina e serotonina, além de favorecer fatores de crescimento cerebral quando o hábito se mantém ao longo do tempo.

2. Evitar o tédio

Outra prática essencial é buscar desafios mentais constantes, o Dr. Richard Restak, neurologista com mais de 80 anos, recomenda atividades como aprender novas palavras, jogos de memória e até viagens para lugares desconhecidos, tudo isso contribui para manter a mente ativa e engajada, o que reforça a memória e a plasticidade cerebral.

3. Conhecer pessoas

Interações sociais positivas ajudam a liberar ocitocina, um hormônio que reduz o estresse, melhora o humor e até favorece a longevidade, segundo especialistas. Atividades simples como caminhar ou fazer uma refeição ganham ainda mais valor quando realizadas em boa companhia.

4. Inteligência emocional

Nomear as emoções, refletir sobre elas e praticar o chamado “condicionamento da alegria” ao reviver memórias positivas pode ajudar a ativar áreas importantes do cérebro como o córtex pré-frontal e reduzir reações emocionais negativas geradas pela amígdala, promovendo mais equilíbrio emocional.

5. Saúde cerebral

É possível avaliar a saúde cerebral por meio de testes como o Brain Care Score, criado por pesquisadores como o Dr. Jonathan Rosand da Universidade Harvard. Esse tipo de avaliação considera fatores como sono, pressão arterial, estresse e estilo de vida, permitindo que a pessoa identifique pontos de atenção e saiba onde melhorar.

Essas cinco práticas mostram que atitudes simples, quando feitas de forma consistente, ajudam a proteger e até fortalecer o cérebro ao longo da vida.

Palavras-chave Cérebro práticas saudáveis

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias