Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

8 destinos próximos a capitais perfeitos para um bate e volta

Unsplash

A proximidade com as capitais torna essas viagens mais práticas, sem exigir um grande planejamento - Unsplash
A proximidade com as capitais torna essas viagens mais práticas, sem exigir um grande planejamento

Por Isabela Toledo

redacao@viva.com.br
Publicado em 21/11/2025, às 18h39 - Atualizado às 18h46

Com a correria do dia a dia, um passeio para um destino pertinho de casa pode ser uma excelente forma de descansar a mente e ter novas experiências. Pensando nisso, o Booking.com identificou oito destinos que ficam relativamente próximos de capitais brasileiras e são perfeitos para uma viagem bate e volta rápida, com roteiros que combinam natureza, cultura, aventura e tranquilidade. 

Leia também: 8 cidades históricas no Brasil para quem ama cultura e tradição

8 destinos para um bate e volta

  • Milho Verde (Minas Gerais) - Localizado cerca de 250 km ao norte de Belo Horizonte, esse distrito pequeno e charmoso é ideal para quem busca ecoturismo e calmaria. As cachoeiras como a do Moinho e do Carijó se destacam, assim como a igreja de Nossa Senhora do Rosário, que proporciona vistas incríveis das montanhas.
  • Pirenópolis (Goiás) - A cidade pode ser visitada saindo tanto de Goiânia quanto de Brasília (120 a 150 km). Tem casario colonial preservado, cachoeiras e uma culinária regional rica — incluindo pratos com pequi, além de atividades de aventura como rapel, tirolesa, trilhas e rafting.
  • Monte das Gameleiras (Rio Grande do Norte) - Aproximadamente 130 km de Natal, essa cidade serrana próxima ao Parque Estadual da Pedra da Boca é ideal para um fim de semana de descanso, com trilhas, rapel nas rochas locais e passeios de quadriciclo.
  • Três Coroas (Rio Grande do Sul) - A cerca de 100 km de Porto Alegre, essa cidade tem clima de interior. Entre as atrações, rafting no Rio Paranhana, arvorismo, mountain bike e também a visita a um templo budista com uma ponte coberta de estilo alemão.
  • Ilha de Marajó (Pará) - Do lado de Belém, é preciso pegar uma balsa (cerca de 3 horas) para chegar à Ilha de Marajó, um destino singular entre rios e mar. A região é rica em biodiversidade, cultura de búfalos e cerâmica marajoara, além de cidades interessantes como Soure e Salvaterra.
  • Socorro (São Paulo) - A cerca de 140 km de São Paulo, Socorro é bastante procurada por quem ama esportes de aventura: rafting, tirolesa, arvorismo, boia cross e stand up paddle são apenas algumas das atividades. Também há trilhas para mirantes e cachoeiras, além de turismo rural.
  • Nobres (Mato Grosso) - Localizada a cerca de 122 km de Cuiabá, Nobres se destaca pelo ecoturismo: rios cristalinos propícios para flutuação, grutas, cachoeiras, mirantes e passeios de quadriciclo são os grandes atrativos.
  • Piranhas (Alagoas) - A partir de Maceió (cerca de 270 km), essa cidade ribeirinha no sertão reserva um centrinho histórico encantador, museu sobre o cangaço (incluindo Lampião) e o impressionante Cânion do Xingó, que pode ser explorado com passeios de catamarã.

Leia também: Conheça os destinos mais procurados para as férias de verão

Esses destinos reúnem uma diversidade de experiências, desde ecoturismo e cachoeiras até aventura e história local, atendendo a diferentes perfis de viajantes. Além disso, a proximidade com as capitais facilita o acesso e torna as viagens curtas mais práticas, sem exigir um grande planejamento. 

Cada lugar também proporciona uma conexão autêntica com a cultura regional, seja por meio das tradições, da culinária típica ou de paisagens pouco exploradas.

E, para completar, oferecem o equilíbrio ideal entre descanso e adrenalina, permitindo desde momentos de relaxamento até atividades mais intensas.

Leia também: Férias econômicas: 7 truques para gastar pouco e viajar com conforto

Para planejar sua escapada

Vale checar a melhor época para visitar cada lugar, já que alguns destinos são mais convidativos em determinadas estações por causa do clima ou das atividades disponíveis.

Além disso, considerar transporte (carro ou ônibus), hospedagem e passeios locais ajuda a montar um roteiro de fim de semana equilibrado e aproveitável. Assim você estará pronto para aproveitar uma ótima viagem bate e volta.

Leia também: 5 destinos de verão no País mais recomendados por viajantes, segundo pesquisa

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias