Dia Mundial da Reciclagem: tudo que você precisa saber para começar a reciclar

Foto: Envato Elements

Cerca de 30% de todo o "lixo" é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas, e todos esses materiais têm valor - Foto: Envato Elements
Cerca de 30% de todo o "lixo" é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas, e todos esses materiais têm valor

Por Joyce Canele e Vitória Tedeschi

[email protected]
Publicado em 16/05/2025, às 15h38 - Atualizado às 17h54

O Dia Mundial da Reciclagem, comemorado neste dia 17 de maio, é um momento de promoção da conscientização sobre a importância de se fazer o descarte adequado de itens consumidos no dia a dia, para que eles não causem uma maior poluição do meio ambiente.

Neste momento, vale relembrar que a reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos em insumos ou novos produtos.

Essa prática traz incontáveis benefícios para o planeta, já que evita poluição e degradação e evita que novos recursos naturais sejam extraídos. Além de melhorar a economia do país, criando novas empresas, e gerando novos empregos em empresas, cooperativas e associações de catadores.

De acordo com nota Ministério do Meio Ambiente, cerca de 30% de todo o "lixo" é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas, e todos esses materiais têm valor, já que são reaproveitados como matéria-prima no processo de fabricação de novos produtos. Se você ainda não tem o hábito de separar corretamente os resíduos na sua casa, veja abaixo tudo que precisa saber para começar ainda hoje.

3 passos essenciais para começar a reciclar do jeito certo:

Passo 1: separe o material reciclável

Embalagens de papelão, plástico, isopor, metal, embalagens longa-vida, vidro devem ser separadas do lixo orgânico como sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Basta colocá-los em sacos separados.

Passo 2: lave o material

É necessário lavar as embalagens que serão encaminhadas para a reciclagem. Isso porque os resíduos podem contaminar o material, o que faz com que ele não possa mais ser reciclado. Apenas passar uma água nas embalagens já é suficiente.

Passo 3: encaminhe o material para a coleta seletiva, cooperativas de catadores ou centrais de recebimento de recicláveis

Se seu condomínio ou cidade (para os que moram em casas) não tiver coleta seletiva, pesque onde estão as cooperativas de catadores ou centrais de recebimento de recicláveis - alguns supermercados e escolas contam com contêineres e têm parcerias com empresas recicladoras, que se responsabilizam por encaminhar o material coletado.

Quias itens podem são considerados recicláveis?

É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.

Alguns exemplos são: folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.

O que não vai para o lixo reciclável?

Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

Uma dica

Ao realizar as compras, prefira embalagens mais simples e com uma cor só. No entanto, se não tiver opção, desmonte-a separando as partes de metal, plástico e vidro e deposite-as nos coletores apropriados. No caso de cartelas de comprimidos (blisters), é difícil desgrudar o plástico do papel metalizado, então descarte-as com os plásticos. Faça o mesmo com bandejas de isopor, que viram matéria-prima para blocos da construção civil.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias