Manuela França / Viva
São Paulo, 28/10/2025 - A população brasileira está envelhecendo muito rápido e as empresas não entenderam, ou não se adaptaram a essa nova realidade. Esse foi um dos pontos abordados na 7ª edição do Fórum São Paulo Longevidade, pelo CEO do Mercantil Market Place, Tiago Pessoa de Mello. Ele lembrou que o Brasil está envelhecendo muito mais rápidos que outros países.
“A Europa, por exemplo, demorou de 115 a 145 anos, o Brasil, em 25 anos, dobrou a população 50+ e deve mais que dobrar daqui a mais 25 anos. Isso gera diversas oportunidades que empresas vão ter que se adaptar”, pondera.
De olho nesta mudança demografia que vem acontecendo, o executivo afirmou que o Banco Mercantil vem trabalhando o tema há tempos e hoje é uma instituição financeira totalmente focada no público 50+. Prova disso, é o Meu+, um ecossistema desenvolvido a partir de uma escuta ativa dos clientes do banco.
Mello ressalta que existe um “gap” entre oferta e demanda, pois 65% da população 50+ afirma que os produtos não estão adaptados a eles, e outras 52% dizem ter dificuldade de encontrar produtos para o seu perfil. “Esse é o desafio: entender essa população e criar produtos que fazem sentido para esta geração”, afirma.
O Meu+, uma plataforma de serviços integrados, que tem como propósito oferecer produtos e serviços que façam sentido para essa geração, atua em algumas frentes, como: saúde, solidão, exclusão digital, insegurança financeira e autonomia.
Em saúde, o executivo lembra, por exemplo, que 75% dos idosos relatam problema de saúde ou doença crônica, baixa oferta de geriatras no Brasil e pressão de custos. As classes D e E hoje comprometem 10% da renda com gastos de medicamentos e, em 2030, 43% dos gastos com saúde será feito pela população 50+. Para atender essa demanda, o canal de saúde do Meu+ dispõe de consultas presenciais e online. “O cliente paga o valor de R$ 39,90 e o banco subsidia a diferença”, conta.
No caso da exclusão digital, ele lembrou que os 60+ usam diariamente a internet, mas têm receio de fraude digital. Para ajudar essas pessoas a se prepararem, o Meu+ oferece cursos, além do usuário poder tirar dúvidas pelo chat eu por meio de uma ligação, com atendimento humanizado.
“Meu + tenta resolver problemas grandes do mercado, não vamos fazer isso sozinho, precisamos de parceiros para isso. Envelhecer não é o fim da jornada, é o começo de uma nova etapa que merece saúde acessível, autonomia digital, dignidade inquestionável e conexões significantes. Esse futuro não é inevitável. É construído.”, finalizou o Mello.
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Fórum Longevidade