Os meses ideais para viajar ao Nordeste com sol, festas e preços mais baixos

Foto: Envato Elements

O Nordeste brasileiro é um dos destinos mais procurados do País - Foto: Envato Elements
O Nordeste brasileiro é um dos destinos mais procurados do País

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 14/08/2025, às 08h00

São Paulo, 14/08/2025 - O Nordeste brasileiro é um dos destinos mais procurados do País, conhecido por suas águas cristalinas, gastronomia rica e cultura vibrante. 

Apesar de ter temperaturas médias entre 24 °C e 30 °C durante todo o ano, a variação entre períodos de seca e chuva pode impactar a viagem, e saber quando ir ajuda a aproveitar melhor a experiência.

De forma geral, a estação seca vai de agosto a fevereiro, enquanto as chuvas se concentram entre março e julho. Ainda assim, as condições podem variar entre Estados e até entre cidades próximas.

Leia também: Essa cidade mineira foi apelidada de “Toscana brasileira” e o motivo surpreende

Dezembro a fevereiro — verão, alta temporada e clima perfeito

Os meses de verão são ideais para quem busca muito sol e quer participar das grandes festas da região, como o Réveillon de Maceió e Natal, e o Carnaval de Salvador. 

As temperaturas podem chegar a 35 °C em cidades como Fortaleza e Recife. É o período mais concorrido, com praias lotadas e preços mais altos em hospedagens e passagens.

Março a maio — menos turistas e preços mais baixos

No início da estação chuvosa, é possível encontrar dias de sol intercalados com pancadas rápidas. Para quem não se importa com o clima instável, essa é uma boa oportunidade para pagar menos e aproveitar praias mais tranquilas. 

Abril costuma ser um mês de transição, com calor e chuvas menos frequentes em algumas áreas.

Leia também: Lugares menos conhecidos e tranquilos atraem turistas do Brasil e do mundo

Junho e julho — cultura e festas juninas

Mesmo em período de chuvas mais intensas em cidades como Recife e Salvador, esses meses são marcados pelas festas de São João em cidades como Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). 

No litoral norte do Ceará, incluindo Fortaleza e Jericoacoara, a chuva tende a ser menos intensa, permitindo aproveitar a praia.

Leia também: Entenda como será o clima e a previsão de chuvas em julho no Brasil

Agosto a novembro — sol constante e baixa temporada

Considerados os melhores meses para garantir dias ensolarados, esse período combina clima seco, preços mais acessíveis e menor fluxo turístico. 

É o momento ideal para atividades ao ar livre, como passeios nos Lençóis Maranhenses, mergulhos em Fernando de Noronha e buggy nas dunas de Natal.

Variações por Estado

  • Bahia: Salvador, Trancoso e Porto Seguro têm clima mais estável entre dezembro e fevereiro, mas agosto também é uma boa opção para evitar multidões.
  • Pernambuco: Recife e Porto de Galinhas têm clima favorável de setembro a fevereiro, com pico turístico no verão.
  • Ceará: Fortaleza e Jericoacoara registram o período mais seco entre agosto e dezembro.
  • Rio Grande do Norte: Natal e Pipa podem ser visitadas o ano todo, mas agosto a novembro garantem menos chuvas.

Independentemente da época escolhida, o Nordeste oferece cenários inesquecíveis, com praias, cultura e hospitalidade que encantam visitantes de todo o mundo.

Palavras-chave dicas nordeste turismo viagem

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias