Lugares menos conhecidos e tranquilos atraem turistas do Brasil e do mundo

Divulgação

Taipu de Fora, na maré baixa a barreira de corais revela imensas piscinas naturais, que se transformam em verdadeiros aquários cheios de vida marinha - Divulgação
Taipu de Fora, na maré baixa a barreira de corais revela imensas piscinas naturais, que se transformam em verdadeiros aquários cheios de vida marinha
São Paulo, 01/08/2025 - Lugares menos conhecidos como praia quase deserta, vilarejo e até uma cachoeira escondida na mata tem atraído o interesse de viajantes ao redor do mundo e, no Brasil, não é diferente. Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur confirma essa tendência, 63% dos viajantes estão abertos a explorar lugares menos conhecidos, enquanto 44% até evitam marcar a localização de suas fotos nas redes sociais, para preservar o local. É um movimento que valoriza mais a qualidade da experiência do que a popularidade do destino, especialmente entre os viajantes mais jovens. 
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que o Brasil é um celeiro para esse tipo de experiência e a tendência é uma oportunidade para ampliar a visibilidade mundial do País. "O desejo do viajante por autenticidade nos permite desenvolver e promover para além dos cartões-postais brasileiros já consolidados. Nosso trabalho com a regionalização do turismo e o apoio a novos roteiros vai exatamente ao encontro dessa busca, gerando renda e desenvolvimento de forma mais distribuída por todo o território nacional", afirma o ministro.
Leia também: Gramado, Porto de Galinhas e Rio lideram buscas de viagens no 2º semestre
A tranquilidade e a preservação desses ambientes também contribuem para um descanso de melhor qualidade e uma conexão mais profunda com a natureza. Para quem deseja se inspirar e encontrar seu próprio refúgio, o Brasil oferece incontáveis tesouros.

Veja alguns destinos para conhecer: 

Optar por praias menos conhecidas oferece aos turistas a oportunidade de vivenciar experiências autênticas. Isso inclui um contato mais próximo com as tradições locais e a chance de saborear a culinária regional.
Praia de Algodoal (PA) - Na Ilha de Maiandeua, a vila de Algodoal é um convite para se desconectar de verdade. Lá, o som que se ouve não é o de motores: o transporte é feito por charretes, preservando uma atmosfera rústica e de paz. Com praias extensas, dunas e manguezais, é o destino ideal para quem busca um contato profundo com a natureza.
Península de Maraú (BA) – O grande tesouro da península é a praia de Taipu de Fora. Na maré baixa, a barreira de corais revela imensas piscinas naturais, que se transformam em verdadeiros aquários cheios de vida marinha, perfeitos para um mergulho tranquilo e contemplativo. É o destino ideal para quem quer uma experiência longe da agitação dos grandes centros turísticos.
Lagoinha do Leste (SC) - O local é um tesouro guardado pela natureza. O acesso, feito apenas por trilha, garante uma praia praticamente isolada, onde a recompensa é um cenário de beleza única e uma sensação de total exclusividade.
Praia do Sono (RJ) - A Praia do Sono faz jus ao nome. Com acesso limitado que preserva sua simplicidade, é o lugar perfeito para quem busca uma calma intensa, ideal para descansar a mente e renovar as energias ao som do mar.

Como se planejar? 

Para conhecer praias pouco badaladas, é crucial planejar com antecedência. Antes de partir, verifique o acesso, opções de hospedagem e a infraestrutura disponível. Também deve-se priorizar o respeito à natureza e às tradições locais para preservar o encanto desses destinos.
No site do Ministério do Turismo é possível encontrar iniciativas como o “Conheça o Brasil”, um movimento nacional que tem o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país. Entre as propostas da iniciativa estão: a ampliação da conectividade e mobilidade entre destinos nacionais, com especial ênfase nas localidades turísticas regionais, e o aumento do número de turistas nos destinos brasileiros, estimulando a geração de negócios aos prestadores de serviços turísticos e fomentando a competitividade no setor.
O Programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.
O Brasil é o país com mais destinos premiados na América do Sul, são mais de 49 destinos premiados, veja aqui a lista completa. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias