Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
redacao@viva.com.brSão Paulo, 06/08/2025 - Certamente você já reparou naquele pequeno "pontinho metálico" no topo do guarda-chuva - conhecido como ferrule (ou simplesmente ponta metálica). Mas o que talvez você não saiba é que ele tem uma função importante que muita gente desconhece.
Eles desempenham papéis fundamentais na resistência, integridade estrutural e até no auxílio à mobilidade.
Confira abaixo algumas das funções desta pequena parte do guarda-chuva que você nem imaginava:
A ponta metálica mantém as hastes bem unidas à estrutura, impedindo que o tecido se rasgue ou deslize em dias de vento forte. Ela distribui a tensão das varetas, evitando que o guarda‑chuva vire do avesso com facilidade, contribuindo para durabilidade superior.
Em modelos com cabo de madeira, a ferrule metálica reforça a extremidade e absorve choques ao apoiar o guarda‑chuva no chão, prevenindo rachaduras ou desgaste excessivo do cabo.
Leia também: Estes itens são proibidos na mala de mão em voos internacionais; veja lista
Para pessoas com mobilidade reduzida, a ponta metálica pode servir até mesmo como um apoio rápido, quase como a base de uma bengala improvisada, oferecendo maior estabilidade ao caminhar ou ao se equilibrar temporariamente.
Essa característica transforma o guarda‑chuva em um acessório multifuncional, útil especialmente em ambientes urbanos ou na hora de atravessar ruas molhadas.
Metal, como aço inox ou alumínio, é resistente à corrosão, leve e muito mais durável que plástico em varetas e hastes. O uso da ferrule em metal contribui para uma vida útil mais longa do guarda‑chuva e melhor desempenho contra ventos e impactos.
É essencial usar com atenção: por ser pontiaguda, a extremidade pode ferir se alguém esbarrar sem perceber, especialmente em ambientes lotados ou ao guardar o objeto em bolsa ou suporte. A segurança deve vir em primeiro lugar ao usá-la como apoio.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.