São Paulo, 31/12/2025 - Durante muitos anos tradicionalmente o branco foi a principal escolha para a virada do ano, uma vez que sempre simbolizou a paz e a renovação. No entanto, para 2026, especialistas em espiritualidade e astrologia indicam que outras cores também podem oferecer mais proteção e direcionamento energético.
Em suas redes sociais o astrólogo João Bidú faz uma lista de cores a serem usadas na passagem de ano novo, tudo de acordo com o desejo de cada um. Segundo ele, a escolha é uma questão de foco individual.
Para João Bidú a cor verde, por exemplo, está ligada a finanças, enquanto a energia e o empreendedorismo estão mais voltados para o laranja.
Verde para crescer, laranja para agir. Quer prosperidade em 2026 ? Escolha a sua cor, combina com sua intenção e deixa o universo fazer o resto, afirmou João Bidú
A cor do seu signo
De acordo com o site Astrocentro, espaço voltado ao esoterismo e consultas espirituais, além da cor de 2026, cada signo do zodíaco tem tonalidades que fortalecem suas características e ajudam a equilibrar desafios.
"Verde para crescer, laranja para agir. Quer prosperidade em 2026 ? Escolha a sua cor, combine com sua intenção e deixa o universo fazer o resto". Afirmou João Bidú
Desta maneria, ao unir a cor do seu signo com o vermelho e o violeta, que segundo o instituto são as cores mais favoráveis para este réveillon, é possíve criar um conjunto personalizado para potencializar as intenções ao longo do ano.
A adesão da população brasileira ao branco se popularizou mais a partir da década de 1970, com a transmissão na TV das grandes celebrações de réveillon, especialmente na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Em pouco tempo as vestimentas brancas se tornaram um símbolo de renovação para o ano que se iniciava.
O que poucos sabem é que o uso da cor branca nas celebrações de Ano Novo no Brasil está ligada diretamente com as práticas religiosas, principalmente as de matrizes africanas, tais como o Candomblé e a Umbanda. A cor branca para estas religiões é associada a Oxalá, que representa a criação, a paz. Por isto, vestir branco na virada do ano, também é entendido como um ato de fé na busca por energias positivas para um novo ciclo.
Mantendo a tradição
Ma não são raras as pessoas que simplesmente preferem manter o tradicional branco pela praticidade da cor. A professora Carla Custódio não se importa com crenças ou superstições, e justificando o gosto por não abrir mão de sempre estar da moda. “ Eu já me acostumei tanto com o branco na passagem de ano. Pode ser até que traga sorte, mas uso porque sempre me deixa elegante, combinando com tudo”. Afirma a bem humorada professora Carla.O poder das cores para a saúde física e mental
A Ciência das cores
A cromoterapia é uma prática terapêutica complementar que utiliza as cores para promover equilíbrio além de bem-estar físico, mental e emocional. Cada cor possui uma vibração específica que, segundo essa abordagem, pode influenciar o organismo de diferentes maneiras, auxiliando na harmonização das energias do corpo.
Fontes: Associações simbólicas da cromoterapia descritas por Dinshah P. Ghadiali (Spectro-Chrome Metry Encyclopedia) e por Peter Mandel (Color Healing).
Esta prática passou a ser mencionada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1976. Apesar desse reconhecimento, ela não substitui tratamentos médicos convencionais e é utilizada principalmente como apoio para reduzir o estresse, melhorar o bem-estar e promover a sensação de harmonia.
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia,
democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e
morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios,
preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência,
exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.