Roberto Carlos e o Cadillac: acidente reacende história do Eldorado
Reprodução/Redes Sociais
Por Joana Gianfaldoni
redacao@viva.com.brSão Paulo, 17/12/2025 - Na madrugada do último domingo (14), o cantor Roberto Carlos sofreu um acidente após seu Cadillac Eldorado perder os freios, na cidade de Gramado, durante a gravação do clipe de abertura do especial de fim de ano da TV Globo. O cantor e três pessoas da equipe foram liberados após realizar exames.
Leia também: Quais são os carros mais vendidos de 2025? Confira o ranking completo
Conheça o Cadillac
Fundada em 1902, nos Estados Unidos por Henry M. Leland, Cadillac é uma marca automotiva, especializada em veículos de luxo, reunindo sofisticação, inovação tecnológica e desempenho, se tornando referência no segmento premium ao longo de mais de um século de história.
Em 1953, foi lançado o Cadillac Eldorado, que se tornou o carro mais caro a venda nos Estados Unidos na época, chegando a custar US$ 7.750 e tendo apenas 532 unidades fabricadas. O Eldorado foi equipado exclusivamente com motores V8 a gasolina, com cilindradas que variaram de 5.7 a 8.2 litros. Entre eles, destaca-se o V8 500, um dos maiores já fabricados para carros de passeio.
O lançamento foi uma espécie de comemoração pelos 50 anos da Cadillac. Este modelo ficou famoso por seu design robusto e foi símbolo de sofisticação, inclusive tendo sido utilizado na posse do então presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower.
Celebridades e seus Cadillacs
Roberto Carlos não está sozinho no amor pelo Cadillac. Elvis Presley possuía dezenas de modelos, incluindo o icônico Cadillac Fleetwood Series 60 rosa de 1955, pintado especialmente para sua mãe, Gladys Presley. A atriz Marilyn Monroe também tinha um Cadillac Eldorado, recebido como pagamento por sua aparição no programa de Jack Benny.
Leia também: Quando vai ao ar o Especial de Roberto Carlos na Globo neste ano?
A Evolução do Eldorado
Ao longo das décadas, o Cadillac Eldorado passou por diversas transformações, acompanhando as mudanças de estilo e tecnologia. Tornou-se ainda mais popular com a música "Cadillac," lançada nos anos 1970, uma das obras mais conhecidas de Roberto Carlos, expressando sua paixão por este carro icônico.
A produção do Cadillac Eldorado foi descontinuada em 2002 para focar em outros modelos. Hoje, o Eldorado é uma peça de colecionador. Atualmente, celebridades como Ludmilla e Gusttavo Lima possuem o modelo mais novo, o Cadillac Escalade, um SUV de luxo, avaliado em R$ 2 milhões.
Após anos de sucesso no mundo, a última peça produzida do Cadillac Eldorado está no Museu Cadillac, em Detroit.
Leia também: Clássicos dos anos 70: 7 carros que fizeram história nas ruas do Brasil
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
