Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

São Silvestre completa 100 anos, e o Viva Notícias corre junto!

Werther Santana/Estadão Conteúdo

Os corredores brasileiros Johnatas Cruz e Wendell Souza participam da coletiva de imprensa da 100ª edição da Corrida de São Silvestre, em São Paulo - Werther Santana/Estadão Conteúdo
Os corredores brasileiros Johnatas Cruz e Wendell Souza participam da coletiva de imprensa da 100ª edição da Corrida de São Silvestre, em São Paulo
Por Fabiana Holtz

30/12/2025 | 17h03 ● Atualizado | 17h17

São Paulo, 30/12/2025 - A cidade de São Paulo recebe amanhã a 100ª edição da Corrida de São Silvestre, com 55 mil inscritos, reforçando o seu posto de maior corrida de rua da América Latina, além de estar entre as cinco maiores do mundo. 
Criada pelo jornalista Cásper Líbero em 1925, hoje o evento é um dos principais do calendário de corridas de rua no País e na América Latina. Em sua história foi observada apenas uma interrupção, em 2020, em razão da pandemia de Covid-19.
A repórter Fabiana Holtz está inscrita para a prova da São Silvestre este ano
A repórter Fabiana Holtz está inscrita para a prova da São Silvestre este ano - Divulgação
O percurso de 15 km, partindo da Avenida Paulista, atravessa pontos históricos da cidade como o Mercado Livre Arena Pacaembu, Teatro Municipal, Praça da República, a famosa esquina da Ipiranga com a São João (eternizada da música de Caetano Veloso) e a desafiadora subida da Brigadeiro Luís Antônio.
Para o Erick Castelhero, diretor-geral da São Silvestre, a organização atingiu o seu limite de inscritos. Em entrevista coletiva, ele comentou que inicialmente foram abertas 50 mil inscrições, mas os pedidos para reabertura de mais vagas foram tantos que eles cederam.
O VIVA estará presente nesse pelotão gigantesco de corredores, com a repórter Fabiana Holtz que chega a sua sétima participação.
É sempre muito divertido e inspirador ver tanta gente animada para enfrentar as ruas nesse sol. O clima é de festa e muita alegria, mesmo nos momentos mais difíceis como na subida da Brigadeiro. Quando a energia começa a falhar você acaba recebendo apoio de outros corredores e assim vai, até o fim. Terminar o percurso é sempre uma grande superação."

Atletas de elite

Segundo a organização, a edição deste ano contará com atletas de elite como Johnatas Cruz, que há duas edições é o brasileiro mais bem colocado na prova, e Glenison Carvalho, campeão da meia maratona de Bonito em 2021. O pelotão feminino contará com a baiana Nubia de Oliveira, terceira colocada na São Silvestre do ano passado, e Jeane dos Santos, campeã da meia-maratona de Salvador de 2025.
Entre os estrangeiros o evento contará com Joseph Panga, da Tanzãnia, nono colocado na maratona de Berlim este ano, e o queniano Wilson Maina, campeão da Volta Internacional da Pampulha de 2025, além da queniana Cynthia Chemweno, segunda colocada na São Silvestre do ano passado e Sisilia Ginoka Panga, da Tanzânia, duas vezes no TOP 8 do Mundial de Cross Country.
No ano passado, os africanos também dominaram o pódio da São Silvestre, com a vitória dos quenianos Wilson Too (44m21), e Agnes Keino (51m25s).

Serviço

A largada da prova é na Avenida Paulista (entre Frei Caneca e Augusta) e a chegada no número 900 da mesma avenida, em frente ao Edifício da Cásper Líbero. O primeiro pelotão, o de atletas PCD (cadeirantes), sai às 7h25. Na sequência, às 7h40, larga a elite feminina e às 8h05 a elite masculina. O último pelotão geral, do setor "Vermelho ímpar", deve iniciar a corrida às 9h15.
Atenção corredores, para chegar ao local o Metrô é o transporte oficial do evento. Lá você encontrará informações nas TVs, locução sonora e sinalização como chegar no seu funil de largada.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias