Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Vai passar o Carnaval fora? Confira o que revisar em casa antes da viagem

Freepik

Desligar aparelhos da tomada, retirar lixo e trancar portas são algumas da providências - Freepik
Desligar aparelhos da tomada, retirar lixo e trancar portas são algumas da providências
Por Alexandre Barreto

11/02/2026 | 17h14

São Paulo, 11/02/2026 - O Carnaval de 2026 começa oficialmente em 13 de fevereiro, sexta-feira, e segue até 17 de fevereiro, terça-feira. Apesar de muitos blocos já estarem nas ruas desde o início do mês, o período concentra o maior número de viagens e dias de folga. Para quem vai ficar fora de casa, alguns cuidados simples podem evitar prejuízos e transtornos na volta.

Durante o feriado prolongado, é comum que imóveis fiquem fechados por vários dias. Essa ausência exige atenção a pontos básicos, como energia elétrica, abastecimento de água e segurança. Pequenas medidas preventivas reduzem riscos de vazamentos, curtos-circuitos, desperdício e até possíveis invasões.

Leia também: Vai viajar no Carnaval? Veja como verificar se sua agência é regularizada

Faça um checklist prático antes de viajar

Especialistas da Multicoisas, rede de franquias brasileira com soluções para pequenos reparos do lar, recomendam um checklist simples antes de sair, que ajuda a proteger a casa e garante mais segurança e economia. Confira os pontos que merecem atenção:

  • Verifique se todas as portas e janelas estão bem fechadas e trancadas.
  • Caso tenha câmeras de monitoramento, confirme se estão funcionando corretamente.
  • Se possível, solicite a um vizinho de confiança para observar a movimentação.

Leia também: Carnaval sem dor de cabeça: saiba como curtir a folia em segurança

Cuidados com a infraestrutura

Retire da tomada equipamentos como televisão, micro-ondas e carregadores. Essa medida ajuda a economizar energia e reduz o risco de danos causados por quedas de luz ou sobrecargas. Geladeira e roteador podem permanecer ligados, se necessário.

Cheque se torneiras e descargas estão funcionando corretamente e sem vazamentos. Fechar o registro geral da água é uma forma simples de evitar infiltrações e desperdício caso ocorra algum problema hidráulico enquanto a casa estiver vazia.

Leia também: Carnaval com nostalgia? Confira blocos com temática retrô em SP

Higiene merece atenção redobrada

As dicas também incluem cuidados com a higiene como esvaziar as lixeiras, lavar a louça e não deixar restos de alimentos expostos. Isso evita o aparecimento de moscas, mosquitos e outros insetos. Também é importante verificar se não há comida esquecida em armários.

Se o pet ficar sob os cuidados de outra pessoa, deixe orientações claras de higiene. Disponibilize ração suficiente e água limpa para a pessoa ou profissional que estiver de olho. Oriente para a água ser trocada regularmente, evitando que fique parada.

Leia também: São Paulo tem 1.403 casos prováveis de dengue, segundo Ministério da Saúde

Itens de valor

Guarde documentos e itens de valor em locais discretos e fora da vista. Durante a viagem, use cadeado na mala, identificador de bagagem e, se achar necessário, doleira para manter documentos e dinheiro organizados. Caso tenha cofre, é recomendado deixar esses itens de valor protegidos lá. Outra dica recomendada é não divulgar a viagem nas redes sociais.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias