Vai se bronzear? Veja dicas para o protetor ideal e evite doenças de pele
Envato
02/01/2026 | 16h37
São Paulo, 02/01/2026 - Com a chegada do verão, as pessoas vão em busca do bronzeado perfeito, mas é preciso ter cuidado e proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação ultravioleta. De acordo com a professora de Dermatologia da Afya Ribeirão Preto, doutora Lorena Mesquita, a fotoproteção não é apenas uma preocupação estética, ela é uma medida de saúde pública.
“Em dias quentes, os riscos de exposição são ainda maiores, e o protetor solar é a barreira mais eficaz que temos para minimizar os danos à pele."
Leia também: No calor, nosso corpo pede água; veja como evitar a desidratação
Um estudo recente do Instituto de Cosmetologia de Campinas (SP), divulgado em janeiro de 2025, afirma que 66% dos brasileiros não usam protetor solar todos os dias, um hábito preocupante, já que sem o uso dos produtos aumentam os riscos de câncer de pele, manchas e envelhecimento precoce. Vale lembrar que, mesmo em dias nublados, o ideal é usar o protetor solar.
“Muitos brasileiros ainda não estão cientes da importância do protetor solar. Não à toa, o câncer de pele é o tipo mais comum no país, o que é extremamente preocupante”, alerta a especialistas, ressaltando ainda, que, no consultório, ela vê diariamente como grande parte das pessoas subestimam a necessidade do filtro.
“As pessoas acreditam que ele (protetor solar) só deve ser usado na praia, em dias de sol forte ou ao ar livre, quando, na verdade, a proteção diária é essencial.”
Lorena afirma ainda que escolher o protetor solar ideal requer atenção a diversos fatores e, aponta cinco dicas para ficar atenta na hora de procurar o produto:
1. Tipo de radiação e amplo espectro
2. Fator de proteção solar (FPS)
3. Textura adequada ao tipo de pele
4. Resistência à água e reaplicação
5. Ingredientes e tolerância da pele
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
