Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Veja quais frutas refrescantes podem ser oferecidas a cães

Getty Images

É importante lembrar que podemos oferecer frutas, mas com moderação - Getty Images
É importante lembrar que podemos oferecer frutas, mas com moderação

Por Joana Gianfaldoni

redacao@viva.com.br
04/01/2026 | 09h38 ● Atualizado | 09h39
São Paulo, 04/01/2026 - Além de uma alimentação equilibrada e da ingestão regular de água, nos dias de calor intenso os pets também precisam de formas extras de se refrescar. Algumas frutas podem ser grandes aliadas, pois são ricas em água, vitaminas e fibras, contribuindo para a hidratação e o bem-estar dos bichinhos.
Porém, é importante lembrar que o organismo dos animais não trabalha da mesma maneira que o nosso. Podemos oferecer frutas, mas com moderação. Confira as melhores para oferecer aos cachorros segundo a rede Petz.

Frutas refrescantes que podem ser oferecidas aos cães

1. Melancia
Ideal para o calor. Bem hidratante e com vitaminas A e C, tendo a sua composição feita de 90% de água.
2. Morango
O morango é rico em fibras, antioxidantes, vitaminas e não possui gordura. Sempre corte a fruta em pequenos pedaços para evitar riscos de engasgamento.
3. Banana
A fruta é rica em nutrientes e minerais bons para a saúde dos cães como, potássio, vitamina B, fibras, magnésio, vitamina A, além de ser fonte de prebióticos naturais.
4. Maçã
A maçã é uma boa opção por conter em sua composição vitamina A, vitamina E, e fibras como a pectina. Retire as sementes e o “cabinho”, pois contém substância chamada cianeto tóxica para os cães.
5. Manga
É uma excelente opção natural e saudável para seu pet, além de serem ricas em vitaminas essenciais como A, B6, C e E, contêm fibra alimentar antioxidantes e potássio. O caroço e a casca devem ser retirados, pois é considerado extremamente tóxico para os cães por conter cianeto. 
6. Melão
Perfeito para melhorar a hidratação dos pets, já que conta com uma boa quantidade de água. Por essa razão, a fruta pode ser uma boa pedida em dias mais quentes. 
Uma ótima ideia é congelar os pedacinhos de frutas e bater com água ou água de coco, criando um  picolé natural. Sempre ofereça em pequenas quantidades, principalmente para cachorros pequenos. Lave muito bem as frutas e retire as sementes, caroços e cascas. Jamais substitua a dieta do pet pelas frutas e sempre consulte um veterinário para saber qual a melhor forma de oferecer ao seu animal.

Frutas proibidas para cães

Carambola 

Abacate

Cereja

Ameixa

Uva 

Leia também: 5 alimentos que nunca devem ser dados aos cães – o 3º pode ser letal

Você nunca deve dar essas frutas, pois contêm substâncias tóxicas (cianeto, persina), podendo causar insuficiência renal e problemas digestivos graves, levando até a morte. Vale ressaltar que antes de introduzir qualquer alimento na alimentação do seu cão, o médico veterinário deve ser consultado para saber a quantidade ideal e qual fruta é permitida.

Palavras-chave alimentos cachorros cuidados pets

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias