Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Alguns setores redirecionaram vendas que iam para os EUA, como carne

Envato

Para alguns produtos, haveria facilidade, mas outros mais industrializados precisam de mais tempo para encontrar novos mercados. - Envato
Para alguns produtos, haveria facilidade, mas outros mais industrializados precisam de mais tempo para encontrar novos mercados.

Por Por Flávia Said, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 06/11/2025, às 16h47 - Atualizado às 17h01

Brasília, 04/09/2025 - O diretor do Departamento de Estatísticas e Estudos de Comércio Exterior, Herlon Brandão, disse que a equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) tem observado alguns setores brasileiros, como o de carnes, declarando redirecionamento das vendas que eram realizadas para os Estados Unidos.

Ele ressaltou, porém, que é muito difícil comprovar esse movimento e fazer afirmações categóricas no curto prazo. “O que dá para inferir é que commodities em geral teriam mais facilidade de encontrar outros mercados e o comércio internacional costuma ser resiliente em encontrar seus caminhos”, prosseguiu.

Leia também: Ministério do Trabalho cria câmara para acompanhar efeito do tarifaço em empregos

Segundo ele, para alguns produtos, haveria facilidade, mas outros mais industrializados - como máquinas e equipamentos - precisam de mais tempo para encontrar novos mercados.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias