Por Renan Monteiro, do Broadcast
[email protected]Brasília, 20/05/2025 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou há pouco o índice de Reajuste Tarifário Anual das tarifas da Cemig Distribuição, com alta média de 7,78%. O novo patamar valerá a partir do dia 28 de maio.
Na classificação por grupos de consumidores, haverá alta média de 9,45% na tarifa para os consumidores em alta tensão, como grandes indústrias. Já os consumidores em baixa tensão ficarão com as tarifas elevadas em 7,03%. Esse segundo grupo considera consumidores residenciais, rurais, iluminação pública, etc.
No balanço para a revisão tarifária, foi verificado aumento nos custos de componentes financeiros da empresa, no custo com transporte, encargos setoriais e distribuição.
A Cemig Distribuição S.A. (Cemig-D) é sediada na cidade de Belo Horizonte (MG) e atende aproximadamente 9,46 milhões de unidades consumidoras. O consumo de energia elétrica representa atualmente um faturamento anual na ordem de R$ 22,54 bilhões, conforme dados apresentados pela Aneel.
A área técnica do regulador, ao efetuar os cálculos de conversão das perdas não técnicas (como furtos de energia), identificou erro nos cálculos durante a última revisão tarifária. O equívoco decorreu da utilização do ano-base de 2022, em vez de 2021, para o cálculo das perdas.
Após o recálculo adequado, foi constatado um leve aumento no percentual de perdas não técnicas da concessionária. Em 2025, houve ajuste de 5,7% para 5,8%.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.