Aneel nega pedido para suspender planos de atendimento emergencial das distribuidoras

Envato

A Abradee criticou a fundamentação da metodologia adotada para fixar metas de interrupções superiores a 24 horas - Envato
A Abradee criticou a fundamentação da metodologia adotada para fixar metas de interrupções superiores a 24 horas

Por Por Renan Monteiro, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 26/08/2025, às 12h00 - Atualizado às 12h18

Brasília, 26/08/2025 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou há pouco um pedido de medida cautelar protocolado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que pedia a suspensão dos planos de resultados de atendimento emergencial das distribuidoras para o ciclo 2025 e 2026.

Mais especificamente, o pedido era para suspender a fiscalização por meio dos planos de resultados com metas para os indicadores Tempo Médio de Atendimento Emergencial (TMAE) e do Percentual de Interrupções de Longa Duração acima de 24h.

Leia também: Aneel eleva para 6,3% projeção de aumento médio das tarifas de energia elétrica em 2025

A Abradee criticou a fundamentação da metodologia adotada para fixar metas de interrupções superiores a 24 horas. Segundo a associação, essa é abordagem inédita, sem respaldo em regulamentos ou outras resoluções. Ou seja, concebida sem debate prévio com o setor. A entidade defende a suspensão até que o tema seja regulamentado pela Agência.

O diretor e relator, Daniel Danna, refutou o argumento de Abradee e disse que os planos de resultados não estabelecem metas “como limites regulatórios, mas sim como referências para acompanhamento e indução à melhoria da performance das concessionárias de distribuição".

“Quanto ao indicador de interrupções superiores a 24 horas, os dados analisados pela
SFT [área técnica] abrange o período de janeiro de 2022 a janeiro de 2025. Embora tenha sido observada uma redução de 23%, o indicador apresentou elevada oscilação, o que justifica o acompanhamento mais próximo por parte da fiscalização, com vistas à consolidação de uma trajetória de melhoria contínua", declarou o diretor.

Palavras-chave Abradee Aneel TMAE

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias