Geraldo Magela/Agência Senado
Por Luiz Araújo, Naomi Matsui e Victor Ohana, da Broadcast
redacao@viva.com.brBrasília, 27/11/2025 - O Congresso derrubou, até o momento, 24 dispositivos ao veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que flexibilizou o licenciamento ambiental. O resultado vai na contramão de alertas feitos por organizações ambientalistas.
Deputados e senadores ainda votarão, de forma separada, outros 28 dispositivos, alguns deles considerados os mais importantes, como o que permite o licenciamento por autodeclaração a empreendimentos de médio potencial ambiental. A votação será feita daqui a pouco.
Leia também: Como é a aposentadoria de agentes de saúde comunitários aprovada no Senado
Entre os trechos já restituídos estão a determinação de que as condicionantes ambientais devem ser proporcionais à magnitude dos impactos ambientais da atividade ou do empreendimento identificados nos estudos requeridos no licenciamento ambiental.
As empresas privadas de saneamento comemoraram a derrubada, pelo Congresso, de vetos do presidente Luiz a trechos da lei que flexibiliza o licenciamento ambiental (Lei 15.190/2025).
Entre os pontos restabelecidos estão sete dispositivos específicos que afetam o setor de saneamento, dispensando licenciamento para obras até o cumprimento das metas de universalização dos serviços.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Legislativo