Após Salvador e Recife, Lula vai ao Rio assistir a homenagem de escola de samba
Ricardo Stuckert/PR
Brasília, 15/02/2026 - Depois de ter passado pelo Carnaval de Salvador (BA) e Recife (PE) ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Rio de Janeiro neste domingo, 15. O petista terá uma agenda à tarde no bairro de Jacarepaguá. À noite, vai a um camarote para acompanhar o desfile de uma escola de samba que vai homenageá-lo.
A maratona de carnaval de Lula busca ganhos eleitorais. A ideia é reforçar o vigor físico do petista, além de permitir acenos a aliados que devem concorrer a governos estaduais e podem fornecer um palanque ao mandatário.
Leia também: Exclusivo: Conheça o artista por trás do Galo da Madrugada
Neste domingo, o presidente vai assistir ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, cujo samba-enredo o homenageia, no camarote do Sambódromo do Sapucaí. Lula não participa do desfile em si. Por outro lado, a primeira-dama, Janja da Silva, deve percorrer os 560 metros da passarela.
Pela preocupação de que o evento possa ser lido como propaganda eleitoral antecipada, o Palácio do Planalto orientou ministros a não comparecerem. O PT lançou uma cartilha orientando militantes a evitar manifestações de cunho eleitoral durante o evento.
A expectativa é de que o presidente retorne a Brasília na segunda-feira, 16. Na terça-feira, 17, Lula tem viagem marcada à Índia, onde ficará até o dia 21 de fevereiro. De lá, viaja à Coreia do Sul, onde tem agendas até o dia 24.
Sábado
Neste sábado, o presidente acompanhou o carnaval de Salvador no camarote do governo do Estado, no circuito Campo Grande, à tarde e à noite. O petista publicou um vídeo no local. Ele estava acompanhado pelo governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT), e pelo ministro da Casa Civil e ex-governador do Estado, Rui Costa (PT).
Um vídeo publicado por Jerônimo nas redes sociais mostrou um momento em que um trio elétrico parou em frente ao camarote e puxou o coro "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula." O trecho faz referência ao jingle "Lula lá", usado pelo petista na primeira campanha presidencial que disputou, em 1989. Em seguida, houve um coro de "sem anistia."
Leia também: Lula acompanha desfile do Galo da Madrugada ao lado de políticos locais
Pela manhã, Lula esteve em Recife, onde acompanhou o desfile do Galo da Madrugada, um dos mais tradicionais da cidade. O presidente publicou fotos ao lado do prefeito João Campos (PSB) e da governadora Raquel Lyra (PSD), que devem se enfrentar este ano na disputa pelo governo do Estado. A primeira-dama e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também estiveram no local.
Também estavam presentes políticos como a senadora Teresa Leitão (PT), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o senador Humberto Costa (PT-PE) e os ministros Wolney Queiroz (Previdência Social), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Gustavo Feliciano (Turismo) e Frederico Siqueira (Comunicações).
(Por Cícero Cotrim)
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
