Exclusivo: Conheça o artista por trás do Galo da Madrugada
Reprodução - YouTube
Por Adriana del Ré, especial para o VIVA
Recife, 13/02/2026 - Desde 2019, o artista plástico Leopoldo Nóbrega é responsável pela escultura do Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo e o grande símbolo do início do carnaval no Recife (PE).
Desde sua chegada, Nóbrega imprimiu uma identidade visual ao Galo Gigante, com 32 metros de altura, que vai ganhando novas roupagens a cada tema, a cada ano. Um Galo nunca será igual ao outro. Além da beleza, ele agregou outras questões, como sustentabilidade e inclusão.
Leia também: Vai para Recife no Carnaval? O transporte coletivo é uma boa opção
O desfile do Galo da Madrugada começa pontualmente às 9h deste sábado (14), deve atrair 2,5 milhões de foliões. Serão 6,5 km de percurso, 6 alegorias e 30 trios elétricos, com atrações como Elba Ramalho, Romero Ferro, Orquestra Popular do Recife, Almério, Flaira Ferro e Chico César, entre outras.
Em entrevista ao VIVA, Nóbrega fala sobre o tema e os homenageados do Galo Gigante deste ano. Leia os principais trechos:
VIVA: Qual a mensagem do Galo em 2026?
Leopoldo Nóbrega: Galo Fulião Fraterno é o tema deste ano e a gente traz um repertório gigante de arte, de sustentabilidade. É um galo que traz uma mensagem de Dom Hélder Câmara, uma mensagem de fraternidade. A obra de Dom Hélder foi uma das inspirações para 2026, em que se comemora também 800 anos da Congregação dos Franciscanos.
E, além disso, o Galo homenageia Nise da Silveira, por ser uma outra pessoa que traz esse humanismo. O trabalho de Nise com relação à inclusão através da arte é olhar para o próximo, falar da saúde mental; fazer com que a gente possa ter autocuidado e refletir isso para a sociedade hoje, é uma missão de cidadania.
Leia também: Confira dicas de saúde para aproveitar blocos do carnaval 2026 sem riscos
E tudo isso é que se constrói dentro do Carnaval, fazendo trabalho artístico com materiais descartados, existe trabalho de estudo, experimentação, um laboratório criativo.
Então, é isso que a gente faz durante o ano para que esse momento possa ter uma entrega grandiosa. Não só pela estética, mas pelo conceito."
Por que todo ano o Galo muda?
Todo ano o Galo muda por uma oportunidade de renovar essa tradição. A cada ano, a gente quer reinventar, quer fazer melhor. Todo ano o pessoal fala que o Galo tá mais bonito. Então, acho que isso é bom. É o que a gente quer: mostrar beleza, mostrar arte, mostrar artesania. Nessa irreverência, a gente comunica mensagens positivas, traz a arte e traz esse repertório que engrandece o carnaval. É a coletividade sendo feita pelo povo nas ruas e para o mundo.
Leia também: Destino de aventura, São Bento do Sapucaí se transforma com Carnaval de rua
Por que o Galo é que abre o Carnaval do Recife?
Olha; o Galo, iconicamente, é considerado um calunga; uma entidade desse repertório de arte popular, do imaginário coletivo sobre essa conexão coletiva que é o Carnaval. A gente fala carinhosamente que a escultura gigante é um presente, é uma homenagem que a gente faz ao bloco, a agremiação, de forma carinhosa através da prefeitura do Recife, mas também pelo amor ao Carnaval e a cultura popular. Isso foi se construindo ao longo de décadas e hoje a gente tem essa força presente que se construiu e se validou pela própria população. Então, é um orgulho fazer parte e poder entregar isso em forma de arte.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
