Associação prevê alta de 8,5% nas vendas do varejo no Carnaval paulista
Envato
06/02/2026 | 14h38
São Paulo, 06/02/2026 - As vendas do varejo da capital paulista devem crescer 8,5% neste Carnaval em relação ao ano anterior, segundo estimativas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A alta se deve, segundo nota da associação, a consolidação do Carnaval de rua na cidade nos últimos anos, que tem atraído cada vez mais turistas.
Com isso, a festividade deve impulsionar as vendas de roupas, fantasias, calçados, maquiagens e adereços, produtos de menor valor agregado, geralmente pagos à vista, contribuindo positivamente para o desempenho do varejo", acrescenta a ACSP em nota.
Leia também: Cesta do Carnaval sobe 5,6% em 12 meses e fica acima da inflação geral
A economia do Carnaval, destaca Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, nesse caso está concentrada nos setores de viagens, hospedagem, bares, restaurantes e serviços em geral, mais do que no comércio varejista propriamente dito.
Menos dias úteis
Ele observa também que se trata de um período com menos dias úteis, fato que exige uma análise mais cautelosa do momento. "Ainda assim, há impacto positivo em segmentos como supermercados, fantasias e adereços. Essa projeção é uma estimativa baseada em dados setoriais, não se trata de uma pesquisa ou levantamento formal”, pondera Gamboa.
Leia também: Carnaval 2026 deve movimentar até R$ 14,5 bi em todo o País, estima CNC
No âmbito nacional, pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) aponta para uma movimentação financeira recorde de R$ 14,48 bilhões neste Carnaval em todo o País. Com o mercado de turismo internacional aquecido, os grandes beneficiados deste ano são os setores de turismo e varejo, destaca a entidade.
A estabilização nos preços de serviços essenciais também é mencionada entre os fatores que ajudaram a impulsionar os resultados deste ano.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
