Halvala, 16/11/2025 - Um cessar-fogo na Ucrânia é improvável antes da primavera europeia do ano que vem (outono no hemisfério sul, março de 2026), e os aliados europeus precisam manter o apoio, apesar de um recente escândalo de corrupção que envolveu Kiev, disse o presidente da Finlândia, Alexander Stubb.
Enquanto isso, segundo ele, a Europa precisará de "sisu", uma palavra finlandesa que significa resistência, resiliência e coragem, para enfrentar os meses de inverno, disse ele, enquanto a Rússia continua seus ataques híbridos e guerra de informação em todo o continente.
"Não estou muito otimista sobre alcançar um cessar-fogo ou o início de negociações de paz, pelo menos este ano", disse Stubb, acrescentando que seria bom "começar algo" até março.
As três grandes questões no caminho para um cessar-fogo são garantias de segurança para a Ucrânia, reconstrução de sua economia e chegar a algum tipo de entendimento sobre reivindicações territoriais, disse ele.
Para trazer paz à Ucrânia, Stubb disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e os líderes europeus precisam maximizar a pressão sobre a Rússia e sobre seu líder, Vladimir Putin, para mudar seu pensamento estratégico. Putin "basicamente quer negar a independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia", objetivos que não mudaram desde que a guerra começou há quase quatro anos, disse Stubb.
Para isso, ele sugeriu usar ferramentas como os centenas de bilhões de dólares em ativos russos congelados na Europa como garantia para financiar a Ucrânia, além de aumentar a pressão militar sobre Moscou.
Stubb elogiou Trump por sancionar as principais empresas de energia russas Lukoil e Rosneft em outubro, dizendo que ele fez "um excelente trabalho", mas argumentou que mais deve ser feito para dar à Ucrânia a capacidade de atingir a "indústria militar ou de defesa" da Rússia.