Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Contas de luz de janeiro não terão cobrança adicional, depois de 8 meses

Envato

Aneel anunciou que a bandeira tarifária em janeiro de 2026 será verde, o que deve reduzir as contas de luz - Envato
Aneel anunciou que a bandeira tarifária em janeiro de 2026 será verde, o que deve reduzir as contas de luz

Por Luiz Araújo, da Broadcast

redacao@viva.com.br
23/12/2025 | 18h10
Brasília, 23/12/2025 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira, 23, que a bandeira tarifária em janeiro de 2026 será verde, o que afasta a cobrança de custo adicional na conta de energia dos consumidores. O patamar não era alcançado desde abril.
Segundo a Aneel, apesar de o País atravessar o período chuvoso com volumes de precipitação abaixo da média histórica, houve, em novembro e dezembro, manutenção geral das chuvas e dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Esse cenário permitiu reduzir a necessidade de usinas termelétricas na comparação com o mês anterior. 
O sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo variável da produção de energia elétrica, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento das diferentes fontes de geração.
Criado em 2015, o mecanismo tem como objetivo sinalizar, de forma transparente, as condições de geração de energia. De acordo com dados da Aneel, a aplicação do sistema resultou em economia de juros evitados na ordem de R$ 12,9 bilhões desde a sua implementação.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias