Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Eletrobras muda marca e passa a chamar Axia Energia

Divulgação

Com o novo nome, a companhia deixa para trás definitivamente seu passado estatal, após ter superado os principais desafios pós-privatização - Divulgação
Com o novo nome, a companhia deixa para trás definitivamente seu passado estatal, após ter superado os principais desafios pós-privatização

Por Por Wilian Miron e Luciana Collet, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 22/10/2025, às 18h51 - Atualizado às 19h07

São Paulo, 22/10/2025 - Após passar por um período de grandes transformações, com mudanças operacionais, de gestão, de governança, e de simplificação de sua estrutura, além da retomada dos investimentos, a Eletrobras anunciou hoje uma mudança em sua marca e passará a se chamar Axia Energia.

Com o novo nome, a companhia deixa para trás definitivamente seu passado estatal, após ter superado os principais desafios pós-privatização. Para além da redução de passivos e de custos operacionais, e da diminuição de sua estrutura societária, a partir da incorporação de algumas controladas e troca de ativos, possivelmente o maior deles foi o acordo com o atual governo federal sobre poder de voto, no âmbito de um processo de conciliação.

Essa negociação permitiu à companhia manter a estrutura de corporação (empresa sem dono), ainda que com maior presença de conselheiros indicados pela União. Adicionalmente, o acordo deu as bases para a desejada saída da Eletronuclear - acertada na semana passada com a assinatura de acordo de venda de sua participação de 68% do capital total e 35,3% do capital votante na empresa para a J&F, holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Após superar tais passos, a companhia decidiu virar a página. "Essa mudança traduz um movimento profundo de transformação que a empresa viveu nos últimos três anos e também seus desafios de negócio", disse o diretor-presidente da companhia, Ivan Monteiro, em carta. Ele afirmou também que a nova marca nasce do legado da Eletrobras e que a companhia seguirá "honrando a história de sucesso de uma empresa com mais de 60 anos, que é referência mundial em sistemas interligados, em capacidade de engenharia, em segurança energética e em energia limpa".

Detentora de 37% das linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN) e de 17% da capacidade de geração de energia renovável do País, principalmente com hidrelétricas, a Eletrobras afirmou, ao comunicar ao mercado a nova marca, que pretende continuar sendo a maior geradora de energia renovável do País e líder na transmissão, "com ambição de crescimento inorgânico por meio da participação nos leilões setoriais e resiliência de seus ativos".

Avanço

Também disse que o foco estratégico é oferecer a seus clientes "uma visão de energia que vai além da commodity, com soluções completas que catalisem resultados e atendam às necessidades de negócio dos clientes".

Na prática, a expectativa é que a Eletrobras avance nos investimentos em transmissão, seja com obras de reforços e melhorias nos ativos atuais, seja por meio da conquista de novos projetos em leilões, um movimento que já vem ocorrendo nos últimos anos. Também se espera a expansão da atividade de comercialização no mercado livre de energia, segmento em que a empresa montou uma equipe dedicada e estabeleceu parcerias para alcançar clientes finais.

Neste sentido, a mudança de identidade representa também a maneira como a companhia quer se posicionar no mercado. Na carta, Monteiro afirmou que a marca "Axia" é "a bússola do futuro". A palavra, explica, vem do grego e significa "valor". "Carrega a ideia de eixo - de conexão, articulação e centralidade. Reflete nossa essência: energia que conecta pessoas, negócios e desenvolvimento", afirmou.

Embora o nome escolhido tenha gerado agitação no setor elétrico, o movimento de mudança de marca não é exatamente uma surpresa para o mercado. Há cerca de um ano a companhia sinalizou que daria início a um processo visando a criação de uma nova marca. Foram feitas entrevistas com públicos estratégicos, pesquisas de opinião e alinhamento com os objetivos de longo prazo da companhia, informou a Eletrobras.

A mudança de nome não é uma novidade entre em empresas privatizadas. A antiga BR Distribuidora se transformou em Vibra Energia, a Cesp passou a ser chamada Auren, apenas para citar dois casos recentes.

Ticker

A nova identidade será incorporada gradualmente em todos os canais, comunicações e ativos da companhia, em todas as regiões do País.

Envolverá também a identificação das ações da empresa na B3 e na bolsa de Nova Iorque (Nyse, da sigla em inglês). A partir de 10 de novembro as negociações das ações ordinárias se darão pelos códigos AXIA3, em substituição à ELET3, as ações preferenciais A serão AXIA5, em vez de ELET5, as preferenciais B ficarão com o código AXIA6, em substituição a ELET6. O nome de pregão será Axia Energia.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias