Embaixada dos EUA no Brasil faz post anti-imigração: 'até E.T. sabia hora de voltar'

Adobe Stock

"Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa", diz embaixada dos EUA no Brasil - Adobe Stock
"Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa", diz embaixada dos EUA no Brasil
Por Paula Bulka Durães [email protected]

Publicado em 23/07/2025, às 17h07

São Paulo, 23/07/2025 - A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou nesta quarta-feira uma postagem que compara os brasileiros em situação irregular nos EUA com o personagem do filme "E.T. O Extraterrestre" (1982), do diretor Steven Spielberg. A mensagem instrui as pessoas a acionar o aplicativo CBP Home, que notifica autoridades sobre a intenção de deixar o país voluntariamente.
"Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem."
A publicação segue a política anti-imigratória adotada por Donald Trump, desde que assumiu o segundo mandato na Casa Branca. As relações com o Brasil estão estremecidas desde o anúncio do presidente de aumentar em 50% as tarifas de importação de produtos brasileiros. Nesta quarta-feira, o líder americano ameaçou aumentar as taxações aos países que não abrirem mercados aos EUA. 
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, já recebeu mais de 120 líderes empresariais para discutir estratégias contra o aumento das tarifas, previsto para 1º de agosto.
Em outra frente, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas anunciou a expansão do fundo garantidor na concessão de crédito com juros subsidiados aos setores impactados pelo anúncio. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias