Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Estados têm alerta laranja para tempestade no primeiro final de semana do ano

Envato

Inmet emite alerta laranja para riscos de tempestades na maior parte de SP, RJ e DF; regiões de outros Estados também devem ser afetadas - Envato
Inmet emite alerta laranja para riscos de tempestades na maior parte de SP, RJ e DF; regiões de outros Estados também devem ser afetadas
Por Estadão Conteúdo

02/01/2026 | 13h11

São Paulo, 02/01/2026 - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta sexta-feira, 2, dois alertas laranja de "perigo de tempestade" e "chuvas intensas" para o primeiro fim de semana do ano, valendo para grande parte dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro e do Distrito Federal, além de regiões de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. Segundo o Inmet, uma frente fria entra no País pelo litoral de São Paulo.

De acordo com os alertas, há possibilidade de ocorrência de ventos de até 100 km/hora, com riscos potenciais de queda de granizo, derrubada de árvores, alagamentos, estragos em plantações e corte de energia elétrica. O alerta laranja é o penúltimo na escala de gravidade do Inmet, atrás apenas do vermelho.

Leia também: O que é um ciclone? Entenda como se forma e como se proteger

O alerta de perigo de tempestade vale para grandes regiões de São Paulo, como a metropolitana, o litoral sul, o Vale do Paraíba Paulista, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

O alerta vale para praticamente todo o Estado do Rio, com destaque para a região metropolitana e a Baixada Fluminense. O mesmo acontece no estado de Minas Gerais. O Distrito Federal e outras regiões de Goiás e Mato Grosso também estão sob o alerta laranja.

Para praticamente todo o restante do País está valendo um alerta amarelo - também emitido nesta sexta-feira - que indica "perigo potencial de chuvas intensas". O alerta amarelo indica possibilidade de ventos de até 60 km/h, com baixo risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e corte de energia.

Como se proteger

O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas, e tampouco estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet recomenda também desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Leia também: Paraná foi atingido por três tornados e ventos de até 330 km/h, informa o Simepar

Segundo o Inmet. "o ano de 2026 começa sob a influência de um padrão atmosférico favorável à formação de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esse cenário pode resultar em tempestades localizadas, com chuva volumosa em curto intervalo de tempo, rajadas intensas de vento e possibilidade de queda de granizo sobre toda a região Sudeste, Goiás, Distrito Federal e oeste da Bahia, áreas que também registram temperaturas elevadas".

Ainda segundo o Inmet, a expectativa é de manutenção de uma extensa faixa de chuvas persistentes entre sábado, 3, e, pelo menos, a próxima sexta-feira, 9, com acumulados que podem superar 250 mm ao longo do período de atuação do sistema.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias