Fiéis tomam ruas de Belém para acompanhar o Círio de Nazaré

Foto: Aryane Almeida

Festividade religiosa se estende por duas semanas, e expectativa é de que mais de 2 milhões de pessoas participem da procissão - Foto: Aryane Almeida
Festividade religiosa se estende por duas semanas, e expectativa é de que mais de 2 milhões de pessoas participem da procissão

Por Estadão Conteúdo

redacao@viva.com.br
Publicado em 12/10/2025, às 17h15
São Paulo, 12/10/2025 - O Círio de Nazaré movimenta Belém neste fim de semana, reunindo milhares de fiéis em uma das maiores festas religiosas do mundo. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, o evento em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré chega à sua 233ª edição neste ano.
A festividade religiosa se estende por duas semanas, e a expectativa é de que mais de 2 milhões de pessoas participem da procissão deste domingo, 12. Ao longo do período, a Imagem Peregrina percorre diversos locais de Belém em 14 procissões oficiais.
Segundo o governo do Pará, a experiência de Belém com o evento religioso “contribui de modo significativo para o planejamento da infraestrutura e logística da COP-30, que acontece em poucas semanas.
Leia também: Círio de Nazaré: veja a programação da maior manifestação religiosa do Pará

Abertura da pré-COP em Brasília

E amanhã, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participa em Brasília da cerimônia oficial de abertura da Reunião Ministerial Preparatória da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a pré-COP.
O encontro tem início previsto para às 9h, e tem a presença confirmada de 72 delegações. O objetivo do encontro é facilitar consensos antes da COP-30, que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém.
Também devem participar da abertura os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, entre outras autoridades.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias