Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

INSS  começa a devolver descontos indevidos para herdeiros

Adobe Stock

INSS publica  norma que permite a devolução de descontos indevidos feitos em benefícios de aposentados e pensionistas mortos - Adobe Stock
INSS publica norma que permite a devolução de descontos indevidos feitos em benefícios de aposentados e pensionistas mortos
Marcel Naves
Por Marcel Naves marcel.naves@viva.com.br

Publicado em 17/11/2025, às 20h11

São Paulo, 17/11/2025 - O Governo Federal inicia, nesta quarta-feira (19), o processo para que herdeiros e pensionistas solicitem a devolução de valores descontados indevidamente por entidades, entre março de 2020 e março de 2025, nos benefícios de pessoas já falecidas. Segundo o INSS, cerca de 800 mil pessoas que foram vítimas dessas cobranças já haviam falecido.
De acordo com o último levantamento do INSS, 98% dos beneficiários que responderam ao instituto afirmaram que  não reconhecem os descontos. Desde abril, já foram devolvidos R$ 2,5 bilhões a 3,75 milhões de aposentados e pensionistas. Na semana passada, o governo prorrogou até fevereiro de 2026 o prazo para contestação dos descontos indevidos.

Como pedir a devolução?


Leia também:Fraude no INSS: confira se você foi uma vítima e como conseguir o dinheiro de volta

Pensionistas

• O pedido de devolução pode ser realizado pelo titular da Pensão por Morte pelo Meu INSS, Central 135, PrevBarco ou em uma agência dos Correios.
• O valor será dividido entre todos os pensionistas.

Herdeiros

Leia também: INSS começa a enviar respostas de associações sobre descontos; saiba mais

1º Passo: Para que possa ser solicitada a devolução dos valores, a condição de herdeiro precisa ser reconhecida pelo INSS. Para isso, no Meu INSS, vá em "Consultar Descontos de Entidades Associativas", selecione a opção "Consultar Descontos - Benefício de Pessoa Falecida - para o Sucessor ou Herdeiro" e siga para "Pedir Análise".
Será necessário juntar a documentação que comprova a condição de sucessor/herdeiro:
• Escritura Pública ou Alvará Judicial, contendo autorização expressa para a contestação no processo de ressarcimento em nome dos sucessores.
• Documento de identificação e comprovante de endereço do solicitante.
Se precisar de ajuda, ligue para o telefone 135.
2º Passo: Havendo o reconhecimento da condição de herdeiro, já é possível solicitar a devolução dos descontos indevidos pelo Meu INSS, Central 135, Correios ou PrevBarco.

No Meu INSS

• Vá em "Consultar Pedidos", localize o pedido "Cadastrar Sucessor/Herdeiro - Descontos de Entidades Associativas e siga para o botão "Consultar Descontos de Entidades Associativas".
• Confira os descontos e marque se foram autorizados ou não.
• Preencha todos os dados e selecione "Enviar Declaração".
O valor será dividido entre todos os sucessores/herdeiros.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias