Foto: Divulgação/Governo Federal
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Milhares de aposentados e pensionistas estão sendo afetados por descontos não autorizados em seus benefícios do INSS, relacionados a mensalidades associativas fraudulentas. A seguir, veja como identificar esses descontos e solicitar o reembolso.
De acordo com o site oficial do Governo Federal, recentemente, uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou um esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.
Estima-se que o prejuízo causado aos beneficiários ultrapasse R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024. As investigações levaram ao afastamento de altos funcionários do INSS, incluindo o presidente da autarquia.
Ao fazer o bloqueio, o aposentado ou pensionista impede que isso volte a acontecer, e pode desbloquear no futuro, caso deseje.
Essa é a etapa mais complexa, pois até o momento fica por conta de cada aposentado e pensionista ir atrás de conseguir pedir o dinheiro de volta. A solicitação de reembolso pode ser feita de várias maneiras:
Importante: O INSS não envia mensagens por email, WhatsApp ou SMS pedindo documentos pessoais. Qualquer contato desse tipo deve ser tratado como golpe.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.