Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Líder supremo do Irã confirma vários milhares de mortos em protestos

Reuters/OFFICIAL KHAMENEI WEBSITE

Em  discurso à nação, Khamenei  culpou  Trump “tanto pelas vítimas quanto pelos danos” durante os protestos antigovernamentais - Reuters/OFFICIAL KHAMENEI WEBSITE
Em discurso à nação, Khamenei culpou Trump “tanto pelas vítimas quanto pelos danos” durante os protestos antigovernamentais
Por Broadcast

18/01/2026 | 12h34

São Paulo, 18/01/2026 - O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, confirmou que os protestos ocorridos no país nas últimas semanas resultaram em "vários milhares" de mortos. Ele fez a declaração em discurso transmitido pela televisão estatal. É a primeira manifestação de um líder iraniano sobre a extensão das baixas nas manifestações que começaram em 28 de dezembro e levaram a uma repressão sangrenta.
No sábado (18) , ele chamou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de "criminoso" por apoiar os manifestantes e os culpou por causarem milhares de mortes.

Leia também: Irã tem ao menos 2 mil mortos desde o início dos protestos; entenda
"Nesta revolta, o presidente dos EUA fez pessoalmente declarações, incentivou pessoas sediciosas a continuarem e disse: 'Nós apoiamos vocês, apoiamos vocês militarmente'", disse Khamenei, que tem a palavra final em todos os assuntos do Estado. Ele reiterou a acusação de que os EUA buscam dominação sobre os recursos do Irã.
"Nós consideramos o presidente dos EUA um criminoso, por causa das baixas e danos, por causa das acusações contra a nação iraniana", disse Khamenei. Ele descreveu os manifestantes como "soldados rasos" dos Estados Unidos e afirmou que eles destruíram mesquitas e centros educacionais. "Ao ferir pessoas, eles mataram vários milhares delas", disse.

Leia também: Trump ameaça com tarifa adicional de 25% país que fizer negócios com Irã

Em  resposta, Trump pediu o fim do reinado de Khamenei. "O homem é um doente que deveria governar seu país adequadamente e parar de matar pessoas", disse Trump ao site Politico em uma entrevista neste sábado. "O país dele é o pior lugar para se viver em qualquer parte do mundo por causa de uma liderança ruim", afirmou. "É hora de buscar uma nova liderança no Irã", acrescentou. Fonte: Associated Press

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias