Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Trump ameaça com tarifa adicional de 25% país que fizer negócios com Irã

Envato

Presidente dos EUA fez o anúncio em publicação na Truth Social,  afirmando que a ordem é "final, conclusiva e efetiva imediatamente" - Envato
Presidente dos EUA fez o anúncio em publicação na Truth Social, afirmando que a ordem é "final, conclusiva e efetiva imediatamente"
Por Broadcast

13/01/2026 | 11h11

São Paulo, 13/01/2026 - O presidente americano, Donald Trump, anunciou que qualquer país que faça negócios com o Irã terá que lidar com uma tarifa adicional de 25% sobre "todo e qualquer" comércio feito com os Estados Unidos. Conforme publicação feita na noite de ontem na Truth Social, a ordem é "final, conclusiva e efetiva imediatamente".
Trump não deu detalhes adicionais, mas a medida acontece em meio ao crescimento de tensões entre Washington e Teerã, após a eclosão de protestos no país mesmo diante de forte repressão do regime iraniano.
No final de semana, o Irã elevou o tom contra os Estados Unidos e Israel em meio à escalada de protestos nacionais que já entram na terceira semana. O presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Qalibaf, advertiu que forças americanas e o território israelense se tornariam "alvos legítimos" caso Washington leve adiante uma ofensiva contra a República Islâmica.
Segundo reportagem do Wall Street Journal, sanções econômicas eram uma das respostas consideradas pelo presidente americano para pressionar o Irã a atender as suas demandas, de renegociar o programa nuclear e de aliviar a repressão aos protestos, que já deixou centenas de mortos. Amanhã, autoridades do governo Trump devem se reunir para discutir outras opções que, de acordo com o jornal, também envolvem possível ataque militar ou cibernético.
(Por Laís Adriana)

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias