Metrô 24h e mudança de rotas: veja como fica o transporte no Carnaval do Rio
Marco Terranova/ Riotur
09/02/2026 | 08h04
São Paulo , 09/02/2026 - A Prefeitura do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), preparou um mega esquema para o sistema de transporte público durante os desfiles do Carnaval 2026.
E mesmo com a operação em vigor, é aconselhável que o folião planeje suas viagens com antecedência.
Serão inúmeras interdições previstas no entorno do Sambódromo, na região central e na estrada Intendente Magalhães, uma das principias ligações da zona norte.
Ônibus
As rotas das linhas municipais e intermunicipais sofrerão desvios e mudanças temporárias, especialmente nas áreas mais movimentadas, tais como o centro, zona sul e Tijuca. Haverá a criação de terminais temporários e mudança de pontos finais de linhas cujo destino fica em áreas bloqueadas no Carnaval.
Linhas estratégicas que ligam bairros a pontos de interligação de transportes, como as estações de Metrô e o entorno da Central do Brasil, terão reforço na frota e aumento na frequência, especialmente nas madrugadas e nos horários de pico dos blocos.
Leia também: Carnaval 2026: confira os sambas-enredos das grandes escolas de SP e Rio
É fundamental que os usuários consultem os canais oficiais da Prefeitura do Rio (CET-Rio e SMTR), pois as rotas de ônibus são modificadas de forma pontual e dinâmica a cada dia, dependendo da agenda exata dos blocos de rua.
VLT terá mudanças
O VLT Carioca realizará uma operação especial entre o domingo (15/02) e a terça-feira de Carnaval (17/02), em razão da programação de desfiles de blocos na Praça Tiradentes.
Durante esse período os trens das linhas 2 e 4 não circularão pelo Centro do Rio. Para garantir o atendimento aos clientes, o trajeto da Linha 3, que liga o Aeroporto Santos Dumont à Central do Brasil, será estendido até o Terminal Gentileza. O intervalo médio entre as viagens será de 20 minutos.
Nos dias 13 (sexta-feira) e 14 (sábado) quando acontecem os desfiles das escolas de samba da Série Ouro (Grupo de Acesso), na Marquês de Sapucaí, o VLT Carioca funcionará normalmente.
As linhas 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont), 3 (Central x Santos Dumont) e 4 (Terminal Gentileza x Praça XV) irão circular com intervalos entre 12 e 20 minutos. Já na linha 2 (Praia Formosa x Praça XV) os intervalos serão de até 60 minutos.
Metrô
O MetrôRio terá um esquema especial 24 horas para atender à alta demanda de foliões durante o Carnaval de 2026.
A operação estendida, tem previsão para começar na sexta-feira, 13 de fevereiro e seguir até a quarta-feira de cinzas, 18 de fevereiro. Para embarque, as estações Praça Onze e Central do Brasil/Centro terão um horário limite estendido até às 4h00, na sexta-feira e até as 2h30 nos demais dias.
As outras estações funcionarão apenas para desembarque após o horário normal de encerramento.
Leia também: Glitter no Carnaval: quais os riscos à pele e como remover com segurança
Para maior agilidade, é aconselhável que os passageiros carreguem o cartão MetrôRio com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação nas catracas, e fiquem atentos às regras de transporte, já que itens como pranchas e bicicletas, geralmente, não são permitidos no sistema.
Barcas
O sistema de barcas (CCR Barcas) adota um esquema especial de funcionamento no Carnaval, diferente do metrô, pois geralmente não opera 24 horas.
O padrão é seguir a grade de horários de fins de semana e feriados nos dias oficiais de folia, focando na Linha Praça XV (Rio) / Praça Araribóia (Niterói), que opera com intervalos a cada 30 minutos, e com horário estendido até aproximadamente a meia-noite.
Já a linha para Paquetá funciona de acordo com sua programação normal. Outras linhas de menor demanda, como Charitas e Cocotá, terão a operação suspensa no feriado.
É possível que a CCR Barcas disponibilize viagens extras para atender ao aumento da demanda. Para a programação exata e horários finais do Carnaval de 2026, vale consultar o site oficial da CCR Barcas ou a Secretaria de Transportes do Governo do Estado próximo à data do evento.
Serviços de Táxi
O serviço de táxi também contará com esquema específico no entorno dos desfiles. O Setor Par será destinado ao ponto dos táxis credenciados do Táxi.Rio, localizado na Rua Afonso Cavalcanti, esquina com a Rua Carmo Neto.
Leia também: Carnaval sem dor de cabeça: saiba como curtir a folia em segurança
Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, além do dia 21, o acesso dos táxis às áreas bloqueadas seguirá as seguintes regras: o início do bloqueio será às 19h; até às 20h, todos os carros com passageiros poderão acessar para desembarque; das 20h até o fim do bloqueio somente os veículos do Táxi-Rio credenciados com QR Code serão autorizados. Os táxis especiais para pessoas com deficiência poderão acessar a área de bloqueio sem restrições.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
