Minions, Chaves e Scooby-Doo: polícia usa fantasias contra criminosos no Carnaval de SP
DHPP/Divulgação
São Paulo, 17/02/2026 - Seguindo uma estratégia adotada em outros Carnavais, agentes do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil de São Paulo, voltaram a usar disfarces inspirados em personagens do cinema e da televisão para combater os criminosos que se infiltram nos blocos de rua nessa época do ano.
Desta vez, os agentes apostaram em personagens como os Minions, Chaves e Scooby-Doo, para se misturar aos foliões, observar atitudes suspeitas e realizar prisões em flagrante.
Leia também: Polícia de São Paulo prendeu 33 pessoas no Carnaval
Segundo a delegada Sandra Buzati, do DHPP, que coordena as equipes neste Carnaval, "a ideia surgiu da necessidade estratégica de intensificar o combate a furtos e roubos nas grandes aglomerações do Carnaval de São Paulo".
A adoção de policiais disfarçados com fantasias facilita a infiltração nos blocos, permitindo atuação preventiva e repressiva” afirmou a delegada, por meio de comunicado.
Salsicha e Seu Madruga
No sábado, 14, foi a vez de policiais civis se transformaram em Daphne, Welma, Fred e Salsicha e Scooby-Doo, e prenderam três criminosos (duas mulheres e um homem) na região da República, centro de São Paulo, que furtavam celulares de foliões. Foram recuperados oito aparelhos celulares e os suspeitos foram encaminhados ao 2º Distrito Policial (Bom Retiro).
No domingo, 15, agentes fantasiados de personagens da turma do Chaves, como Seu Madruga e o próprio Chaves, prenderam cinco suspeitos também na região da República. Dois homens foram detidos por tráfico de drogas, com apreensão de cigarros de maconha.
Um terceiro homem foi flagrado com mais entorpecentes — incluindo maconha, cocaína e lança-perfume — além de dinheiro. Duas mulheres também foram presas por receptação de celular furtado.
Na segunda-feira de Carnaval, 16, os policiais escolheram os disfarces de Minions e de Gru, do filme Meu Malvado Favorito, e fizeram prisões no centro da capital paulista e no Parque do Ibirapuera. No bairro de Santa Cecília, uma mulher foi presa com 10 aparelhos celulares, enquanto duas mulheres foram presas em flagrante por furto qualificado na região da República.
No Parque do Ibirapuera, um homem foi detido por tráfico de drogas. Com ele, os policiais apreenderam um telefone celular, uma máquina de cartão, 54 cigarros de substância semelhante à maconha, cerca de 100 ml de líquido com características de lança-perfume, porções de skunk e de maconha, além de dinheiro em espécie.
Aliens e Caça-Fantasmas
As fantasias também foram usadas no pré-Carnaval na capital paulista. No sábado retrasado, 7, policiais fantasiados de extraterrestres prenderam quatro homens no Ibirapuera — três por venda de bebidas clandestinas e um por furto de celulares.
No dia 8, agentes caracterizados como Caça-Fantasmas prenderam um casal com celulares furtados durante megabloco na Consolação.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
