Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

O que causa as pancadas de chuva no verão? Entenda o sistema climático ASAS

Foto: Envato Elements

O verão é caracterizado pela elevação da temperatura em todo o país, tornando os dias mais longos do que as noites - Foto: Envato Elements
O verão é caracterizado pela elevação da temperatura em todo o país, tornando os dias mais longos do que as noites

Por Joana Gianfaldoni

redacao@viva.com.br
29/12/2025 | 10h15
São Paulo, 29/12/2025 - O verão é caracterizado pela elevação da temperatura em todo o país, tornando os dias mais longos do que as noites e mudanças rápidas nas condições do tempo mais frequentes. Os meses de janeiro e fevereiro devem ter temporais em todas as regiões do país, porém de forma irregular. Já em março, a tendência é de maior regularidade nas chuvas, segundo a Climatempo.
Outro sistema que deve ter muito impacto no clima no Brasil ao longo do verão é o ASAS, Alta Subtropical do Atlântico Sul, que influencia o clima em parte do Brasil durante todo o ano, além de dificultar a formação de grandes áreas de instabilidade, que provocam chuva persistente por vários dias. Além disso, causa irregularidades nas famosas pancadas de verão.

O fenômeno trata de um sistema atmosférico de alta pressão localizado sobre o oceano Atlântico Sul que atua durante todo o ano, mas ganha destaque no verão por influenciar diretamente o clima no Brasil. Por conta da ASAS, a estação deve ter uma maior ocorrência de veranicos, ou seja, uma sequência de dias com temperaturas mais elevadas do que o normal.

ASAS
A Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) é um grande anticiclone, ou seja, é uma região na atmosfera onde a circulação dos ventos é anti-horária. Isso ocorre no Brasil e na África, fazendo parte da circulação atmosférica global.
Quando essa aproximação acontece no verão, as principais consequências são estações mais quente que o normal, com maior ocorrência de veranicos e até ondas de calor com deficiência de chuva em muitas áreas do país

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias