Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Saiba como cuidar dos seus trajes de banho e garantir sua durabilidade

Adobe Stock

Tire as peças de moda praia do armário algumas vezes ao ano para evitar a proliferação de ácaros e fungos - Adobe Stock
Tire as peças de moda praia do armário algumas vezes ao ano para evitar a proliferação de ácaros e fungos
Por Alessandra Taraborelli

16/12/2025 | 18h54

São Paulo, 16/12/2025 - Sol, calor, dias mais longos e aquela vontade inevitável de dar um mergulho na praia ou na piscina. Nesta época do ano, os trajes de banho deixam o fundo da gaveta e viram protagonistas. Mas, para que essas roupas atravessem a estação (e muitas outras) com beleza e conforto, alguns cuidados fazem toda a diferença. Afinal, com mergulhos, sol intenso e contato com sal e cloro, esses tecidos delicados precisam de atenção especial. 
A especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, reuniu algumas dicas importantes para que as peças sigam bonitas por mais tempo. São elas: 

Evitar contato com produtos químicos 

Embora a proteção da pele seja fundamental, é necessário tomar cuidado durante a aplicação de bronzeadores, protetores solares e autobronzeadores, porque se entrarem em contato com o tecido, podem manchá-lo. O ideal é passar os produtos antes de colocar o biquini, maiô ou sunga e esperar ao menos 15 minutos para garantir que a pele esteja completamente seca na hora de se vestir. No momento de reaplicação, espalhe o produto com mais cuidado para evitar o acúmulo de líquido no tecido.

Guarde corretamente as peças 

Geralmente, os trajes de banho só saem do armário no verão. Por isso, é importante evitar que não se desgastem durante o tempo em que permanecem guardados. Os biquinis sem aro, como os em formato de cortininhas, podem ser dobrados. Já as peças com aro precisam ser guardadas sem sobreposições ao bojo, para que fiquem encaixados e sem dobras, visando não danificar a estrutura.
Para garantir que os elásticos e as alças não percam a função de segurar a roupa no corpo, é necessário tomar cuidado ao armazenar para que não fiquem muito esticados ou amarrados. Além disso, as peças devem ser guardadas limpas e secas, sem resquícios do sal do mar, cloro ou produtos diversos, que podem danificar a estrutura das fibras, fazer com que o tecido esgarce ou alterar as cores, causando desbotamento e manchas.

Arejamento das peças 

Outro cuidado importante é tirar as peças de moda praia do armário algumas vezes ao ano para evitar a proliferação de ácaros e fungos. Para isso, deixe os itens ao menos por 30 minutos no sol para retirar qualquer resquício de mofo. Se estiverem com cheiro ruim, o indicado é efetuar a limpeza antes de guardá-las novamente.

Cuidado com as superfícies ásperas  

As bordas de piscina de concreto e a areia podem danificar o tecido, causando bolinhas, fios puxados e até mesmo pequenos rasgos. Para evitar esse tipo de desgaste, o recomendado é cobrir as superfícies com uma canga ou toalha para preservar o material e prolongar a vida útil dos trajes.

Intercale com uma peça reserva  

Como essas peças são constantemente expostas ao sol e ao cloro, é comum que percam a cor original ao decorrer do tempo. Para aumentar a durabilidade, o ideal é levar pelo menos dois biquinis, maiôs ou sungas para a viagem. Assim é possível intercalar o uso entre os dois e evitar o desgaste rápido das cores e da estrutura do tecido.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias