Sinusite também piora com calor; veja como se cuidar no verão
Envato
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 16/12/2025 - Em meio às altas temperaturas registradas no verão, a sinusite pode piorar, em consequência do ressecamento das vias aéreas, que espessa o muco, causa inchaço nasal e aumenta alérgenos (como pólen, ácaros) no ar, especialmente quando há transição para ambientes gelados.
Assim, o uso intenso de ar-condicionado, ventiladores e banhos gelados, comuns para aliviar o calor, pode acabar piorando sintomas de sinusite e rinite. O problema ocorre porque a secura do ar e o choque térmico afetam diretamente a mucosa nasal, podendo causar até sangramentos, segundo especialistas da rede pública de saúde.
Leia também: Como tratar sinusite? Saiba quais são os 4 tipos e formas de tratamento
A secura ocorre porque, de acordo com especialistas, embora seja eficaz para reduzir a temperatura dos ambientes, o aparelho de ar-condicionado remove a umidade do ar. É essa perda de umidade que resseca as paredes das vias aéreas nasais, tornando a mucosa mais sensível e irritada.
Como consequência, sintomas como espirros frequentes, coceira no nariz, dor de cabeça e sensação de nariz entupido tendem a se intensificar, especialmente em pessoas que já convivem com rinite ou sinusite.
O problema se agrava em ambientes fechados e com uso prolongado do equipamento, sem controle da umidade ou ventilação adequada.
Leia também: Entenda como se proteger das 6 doenças mais comuns do inverno
O que grava crises alérgicas
O ventilador, muitas vezes visto como alternativa mais simples ao ar-condicionado, também exige cuidado. Ao movimentar o ar, o aparelho facilita a dispersão de poeira, ácaros e outras partículas suspensas no ambiente.
Essas impurezas, quando inaladas, podem desencadear ou intensificar crises alérgicas, piorando os quadros de rinite e sinusite.
Leia também: Chá de mastruz: 6 benefícios para saúde que você precisa conhecer
A orientação é evitar direcionar o ventilador diretamente para o corpo e mantê-lo voltado para a parede, reduzindo o impacto direto do fluxo de ar sobre as vias respiratórias.
Um dos sintomas
Além do desconforto respiratório, a secura do ar favorece episódios de sangramento nasal. O ressecamento torna o revestimento interno do nariz mais frágil, aumentando o risco de rompimento de pequenos vasos sanguíneos.
Quando isso acontece, a recomendação é simples: basta comprimir a ponta do nariz com os dedos polegar e indicador por alguns minutos. O uso de gelo na região também ajuda a reduzir o fluxo de sangue.
Banho gelado ajuda?
O banho gelado, frequentemente usado para aliviar o calor intenso, pode ter efeito contrário ao esperado, principalmente em pessoas com sintomas iniciais de sinusite.
O contato da água fria com o corpo aquecido provoca choque térmico, podendo interferir no funcionamento das células de defesa do organismo.
Leia também: 3 itens que não devem ir na máquina para proteger sua saúde
Esse impacto reduz a capacidade do corpo de eliminar secreções nasais, criando um ambiente favorável para infecções das cavidades paranasais. Por isso, a orientação é optar por banhos em temperaturas amenas, evitando extremos.
Cuidados
Entre as principais recomendações estão limitar o tempo de uso do ar-condicionado, manter ambientes ventilados com auxílio de umidificadores, posicionar ventiladores de forma indireta e evitar banhos muito frios.
Leia também: Cabelos secos? Confira 10 dicas de máscaras caseiras para hidratação profunda
A hidratação também é fundamental, beber bastante água ao longo do dia e realizar a lavagem nasal com soro fisiológico ajudam a manter a mucosa hidratada e a reduzir o risco de complicações causadas pela sinusite.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
