Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Onde Bolsonaro está preso? Saiba por que ele foi levado para a Papudinha

Tânia Rego/Agência Brasil/Arquivo

Jair Bolsonaro está preso no Núcleo de Custódia da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como “Papudinha” - Tânia Rego/Agência Brasil/Arquivo
Jair Bolsonaro está preso no Núcleo de Custódia da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como “Papudinha”
Por Alexandre Barreto

16/01/2026 | 17h52

São Paulo, 16/01/2026 - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está preso no Núcleo de Custódia da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como “Papudinha”, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

A transferência foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou o local mais adequado por oferecer condições médicas e de segurança específicas para o ex-presidente.

Leia também: Bolsonaro tem maior rejeição entre 9 políticos analisados, diz pesquisa

Antes da decisão, outros locais foram considerados, como o Complexo da Papuda, onde já estiveram detidos políticos como Paulo Maluf, José Dirceu e Luiz Estevão. Contudo, Moraes decidiu que Bolsonaro deveria ser encaminhado para a Papudinha devido a questões de saúde e pelo fato de ter direito a uma cela especial, em função do cargo que exerceu.

Entenda a diferença da Papuda e Papudinha

O Complexo da Papuda tem cinco unidades prisionais e abriga detentos comuns. A Papudinha, por outro lado, fica dentro do mesmo complexo, mas é uma estrutura menor, pertencente ao 19º Batalhão da Polícia Militar do DF.

Leia também: Alexandre de Moraes determina e Bolsonaro é transferido da PF para a Papudinha

A Papudinha abriga cerca de 60 presos, sendo destinada a militares e civis com direito a Sala de Estado-Maior, como advogados e autoridades. Bolsonaro ocupa uma cela individual, sem contato com outros detentos.

Motivos apontados por Moraes para a transferência

  • Superlotação nas unidades da Papuda, que já operam acima da capacidade;
  • Direito à prisão especial devido ao cargo de ex-presidente;
  • Condições adequadas para fisioterapia e privacidade em atividades diárias;
  • Possibilidade de atendimento médico constante.

Além das instalações mais amplas, Moraes determinou que Bolsonaro receba cinco refeições diárias e atendimento médico próximo, com assistência integral de seus próprios médicos, sem necessidade de aviso prévio às autoridades.

Leia também: Bolsonaro deixa hospital e volta para prisão na PF

Segundo o STF, o novo local possibilita a montagem de dispositivos de fisioterapia, como bicicleta e esteira, além de fornecer um ambiente apropriado para visitas de familiares, atividades físicas e exposição ao sol em horários determinados.

A sala de Estado-Maior na Papudinha tem 64,8 m², com banheiro, cozinha, lavanderia, quarto, sala e área externa. O local é equipado com cama de casal, TV, água quente e espaço para preparo de alimentos. Na cela anterior, na sede da Polícia Federal, Bolsonaro ocupava um espaço de apenas 12 m².

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar um plano de golpe de Estado. Ele chegou a cumprir parte da pena em casa, em Brasília, e foi transferido para a Polícia Federal em novembro. Em janeiro, sofreu uma queda na cela e passou por exames médicos. A defesa apresentou novo pedido de prisão domiciliar humanitária, alegando fragilidade de saúde.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias