São Paulo, 08/08/2025 - Mais de três quartos dos brasileiros se identificam como petistas ou bolsonaristas, segundo a pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 8. c.
A pesquisa anterior foi a primeira da série histórica em que os bolsonaristas se igualaram àqueles que afirmam ser petistas: foram 35% de respostas em cada grupo.
Agora, ambos os segmentos cresceram, com os apoiadores do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegando a 39%, ante 37% dos fiéis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais, os dois grupos estão tecnicamente empatados.
Neutros passaram de 20% para 18%, aqueles que dizem não se encaixar em nenhum dos dois grupos foram de 7% para 5%, e os que não sabem são 1% - em junho eram 2%. A metodologia da pesquisa consiste em perguntar ao entrevistado onde ele se encaixa, numa escala de 1 a 5, em que 1 é bolsonarista e 5 é petista.
O primeiro levantamento foi realizado em dezembro de 2022. O maior índice de bolsonaristas é o atual. O de petistas foi em março do ano passado, do ano retrasado, e na primeira pesquisa, com 41% nas três ocasiões.
Os autodeclarados bolsonaristas vêm crescendo desde abril deste ano. Naquele mês, o ex-presidente, que recém virara réu no Supremo Tribunal Federal (
STF) por tentativa de golpe de Estado, em março, reuniu 44,9 mil apoiadores na Avenida Paulista, em São Paulo. Na recente manifestação, dia 3, o público foi estimado em 37,6 mil.
A pesquisa Datafolha ouviu 2.004 pessoas pessoalmente em 130 municípios brasileiros nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.