Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Pilotos e comissários podem entrar em greve por impasse em negociação

Freepik

Sindicato que defende interesses dos pilotos reivindica atualização dos salários acima da inflação - Freepik
Sindicato que defende interesses dos pilotos reivindica atualização dos salários acima da inflação

Por Elisa Calmon, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 26/11/2025, às 13h18
São Paulo, 26/11/2025 - O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) prevê a possibilidade de uma greve de pilotos e comissários diante de impasses nas negociações para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Em nota, afirma que as conversas, iniciadas em setembro com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), não têm avançado porque as companhias "insistem em conceder apenas o reajuste baseado no INPC".
"Diante dessa postura, o sindicato alerta que, caso não haja avanço nas negociações e as reivindicações dos aeronautas não sejam atendidas, não está descartada a possibilidade de deflagração de uma greve", diz em comunicado enviado à imprensa.
Leia também: Esses dois sites te ajudam a escolher o assento ideal no avião, confira
O SNA alega que, em 2025, as companhias aéreas registraram lucros recordes. "Ainda assim, as empresas se recusam a oferecer qualquer aumento real para pilotos e comissários de voo".
Diante desse cenário, o sindicato afirma que realizou uma pesquisa com pilotos e comissários, para saber o nível de mobilização da categoria. "Os tripulantes que participaram da pesquisa afirmaram estar dispostos a realizar uma greve geral ou parcial", relata.
"O SNA reforça que compreende os transtornos que uma paralisação pode causar a todos os envolvidos. No entanto, ressalta que a greve constitui último e legítimo recurso, diante da resistência das empresas em reconhecer a importância e a valorização dos aeronautas, profissionais que asseguram a segurança operacional e o bem-estar dos passageiros", finaliza.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias