Brasília, 16/06/2025 - O Ministério das Relações Exteriores afirmou nesta segunda-feira, 16, que uma primeira leva de brasileiros, sendo eles 12 autoridades, foi deslocada de Israel até a Jordânia. No grupo, estão os prefeitos de Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB), Álvaro Damião (União) e Cícero Lucena (PP), respectivamente.
Neste mês, 39 autoridades brasileiras foram convidadas a participar de um evento do governo israelense, mas foram surpreendidos pelo conflito com o Irã quando já estavam no país. O governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tem dito que os ataques vão continuar. E os iranianos têm lançado mísseis e drones contra o território de Israel.
Os 27 que continuam no país devem sair do país nos próximos dias e embarcar em voos comerciais da Jordânia com destino ao Brasil. Em relação aos que já deixaram Israel, a saída de Israel foi feita por via terrestre, segundo o Itamaraty. Os brasileiros vão embarcar para um voo para a Arábia Saudita e, de lá, voltarão ao Brasil em um voo particular.
O ministério disse ainda que a operação de retirada das autoridades foi possível graças a uma coordenação do ministro Mauro Vieira com a chefia das Relações Exteriores da Jordânia durante o fim de semana. As embaixadas brasileiras em Amã (Jordânia) e Riade (Arábia Saudita) estão prestando apoio ao grupo de brasileiros.
A Embaixada do Brasil em Tel-Aviv notificou o Itamaraty sobre a existência de tentativas de golpe por parte de criminosos que oferecem poltronas em voos para deixar Israel. O espaço aéreo do país segue fechado. O governo brasileiro recomenda que os brasileiros permaneçam em bunkers ao ouvirem sinais de alerta.