Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Quando acaba o verão? Como fica a temperatura nesse período?

Freepik

Com menos de um mês já foram registradas temperaturas elevadas em diversas regiões do país - Freepik
Com menos de um mês já foram registradas temperaturas elevadas em diversas regiões do país

Por Guynever Maropo

redacao@viva.com.br
19/01/2026 | 11h03 ● Atualizado | 11h03

São Paulo, 19/01/2026 - O verão 2025/2026 teve início em 21 de dezembro, às 12h03, no horário de Brasília. A estação começou mais tarde em relação ao ciclo do ano anterior. Com menos de um mês já foram registradas temperaturas elevadas em diversas regiões do país.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, na tarde do último dia 10 de janeiro, um sábado, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) marcou o primeiro recorde de temperatura média máxima de 2026 com 34,3°C, sendo que a maior absoluta, de 36,4°C, ocorreu na Mooca, Zona Leste

Com o início da estação marcado por calor intenso, surge a dúvida recorrente, até quando dura o verão?

Quando encerra o verão?

O verão no Hemisfério Sul se estende até 20 de março de 2026. A data marca o início do outono, encerrando oficialmente a estação mais quente do ano.

Até lá, as projeções climáticas para o período entre janeiro e março de 2026 indicam influência de um episódio fraco do fenômeno La Niña.

Segundo dados do Inmet, INPE e Funceme, as temperaturas devem ficar acima da média histórica na maior parte do Brasil, especialmente na região central.

Os volumes de chuva tendem a ficar acima da média na Região Norte e no Rio Grande do Sul, enquanto o Nordeste e partes do Sudeste podem registrar precipitações abaixo do normal.

Leia também: Tempestade de verão: veja como se abrigar quando a chuva cai de surpresa

Por que o verão começou mais tarde?

De acordo com o Observatório Nacional, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o início do verão ocorreu quase seis horas depois em comparação ao verão 2024/2025, que começou às 6h20.

Essa variação acontece porque o ano civil, com 365 dias, não coincide exatamente com o ano tropical, que corresponde ao tempo real da órbita da Terra ao redor do Sol.

A diferença é de aproximadamente seis horas por ano. Os anos bissextos ajudam a reduzir esse número, mas não eliminam totalmente a variação.

Características do verão

Independentemente da data de início, o verão se caracteriza por temperaturas mais elevadas e dias mais longos no Hemisfério Sul.

A estação favorece mudanças rápidas nas condições do tempo, com maior ocorrência de chuvas intensas, ventos fortes, granizo e descargas elétricas.

Esses fenômenos são resultados da posição da Terra em relação ao Sol durante o período.

Leia também: Hipertermia: o que fazer caso seu pet esteja superaquecido?

Por que o verão é a estação mais quente?

Durante o verão no Hemisfério Sul, os raios solares incidem de forma mais direta sobre essa região do planeta. Esse fator aumenta a temperatura e prolonga o período de luz solar ao longo do dia.

Quanto mais distante do equador, maior é a diferença entre a duração do dia e da noite ao longo do ano. Nos polos, essa variação atinge seu máximo.

Além do calor, o verão altera os pontos de nascimento e pôr do Sol, que se afastam dos pontos cardeais leste e oeste, atingindo seus extremos nos solstícios.

Palavras-chave calor temperatura verão

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias