Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Tempestade de verão: veja como se abrigar quando a chuva cai de surpresa

Foto: Envato Elements

As tempestades típicas do verão, marcadas por chuva intensa, rajadas de vento e descargas elétricas, voltam a atingir cidades brasileiras - Foto: Envato Elements
As tempestades típicas do verão, marcadas por chuva intensa, rajadas de vento e descargas elétricas, voltam a atingir cidades brasileiras

Por Joyce Canele, com Estadão Conteúdo

redacao@viva.com.br
15/01/2026 | 11h21
São Paulo, 15/01/2026 - Uma mulher de 35 anos morreu nesta quarta-feira, 14, após o carro em que estava ser atingido por uma árvore em Taubaté, no interior de São Paulo. Com esse caso, o número de mortes em decorrência das chuvas no Estado de São Paulo desde o início de dezembro já chega a 10. As demais vítimas foram registradas na capital paulista e nos municípios de Campos de Jordão, Guarulhos, Juquitiba, Bauru, Ilhabela e Franca.
As tempestades típicas do verão, marcadas por chuva intensa, rajadas de vento e descargas elétricas, devem continuar nos próximos dias e atingir várias cidades brasileiras, entre o fim da tarde e a noite, período de maior aquecimento do dia. O fenômeno ocorre de forma rápida e, muitas vezes, surpreende quem está fora de casa, aumentando o risco de alagamentos, quedas de árvores, acidentes elétricos e deslocamentos forçados.

Leia também: Férias no Verão: como curtir praias, piscinas e festas sem passar mal de calor?

Como agir se a chuva te pegar na rua?

Ao ser surpreendido por uma tempestade, a principal orientação é buscar abrigo seguro e manter a calma:

  • Tente se proteger em algum imóvel ou comércio;
  • Árvores, postes e estruturas metálicas devem ser evitados, já que podem cair ou atrair descargas elétricas.
  • Se estiver de carro, a recomendação é dirigir para um local mais alto e aguardar a água baixar;
  • Nunca tente atravessar ruas alagadas, mesmo em veículos, pois a força da correnteza pode arrastar carros, motos e bicicletas; e
  • O contato direto com a água também deve ser evitado, já que pode estar contaminada e causar doenças.

Em emergências, crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção precisam de apoio imediato. Auxiliar quem está por perto pode fazer a diferença para evitar quedas, atropelamentos ou pânico durante o deslocamento.

Leia também: O que é um ciclone? Entenda como se forma e como se proteger

Impactos de chuvas são maiores em cidades

Em áreas urbanas, os impactos são potencializados pela impermeabilização do solo e pelo entupimento de bueiros, exigindo atenção redobrada da população.

Segundo a cartilha publicada pela Defesa Civil, esses episódios são definidos pelo alto volume de chuva em curto espaço de tempo, capaz de provocar enxurradas, inundações e alagamentos.

Além dos danos materiais, o cenário pode gerar riscos à integridade física das pessoas, sobretudo em vias públicas, pontos de ônibus, áreas baixas e regiões próximas a encostas.

Leia também: Qual a fruta que contém 90% de água e é excelente para o verão?

Riscos além da chuva

Vendavais, granizo e raios costumam acompanhar as tempestades de verão, nessas condições, o ideal é seguir as orientações específicas para cada ameaça e permanecer em local protegido até que o cenário se estabilize.

Qualquer sinal de movimentação do solo, como rachaduras ou deslizamentos, exige saída imediata para um local seguro.

Durante eventos extremos, acompanhar os avisos oficiais da Defesa Civil é essencial, as informações são divulgadas por sites institucionais, rádio, automóveis de som, SMS e aplicativos de mensagem.

Mensagens não oficiais que circulam em redes sociais devem ser ignoradas, por poderem ser falsas e gerar pânico desnecessário.

Leia também: Formação de ciclone extratropical deixa o Sul do País em alerta vermelho

Em caso de risco ou necessidade de socorro, com tempestades ao longo do verão, os canais de emergência devem ser acionados imediatamente. Defesa Civil pelo telefone 199, Corpo de Bombeiros pelo 193, Polícia Militar pelo 190 e SAMU pelo 192. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias