Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Saque do PIS/Pasep referente ao ano-base de 2023 encerra prazo hoje

Foto: Divulgação

O prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina nesta segunda (29), valor não retirado será destinado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador - Foto: Divulgação
O prazo para saque do PIS/Pasep 2025 termina nesta segunda (29), valor não retirado será destinado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador
Por Marcel Naves

29/12/2025 | 15h27

São Paulo, 29/12/2025 - Os trabalhadores do setor privado e servidores públicos que ainda não sacaram o PIS/Pasep 2025, referente ao ano-base 2023, precisam correr. O prazo para resgatar o dinheiro termina nesta segunda-feira 29. Findo o prazo, as parcelas não pagas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), de acordo com as regras do programa.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), restam R$ 145,7 milhões a serem retirados por 141.628 trabalhadores. Quem perder o prazo terá de aguardar uma convocação especial do MTE para ter acesso ao benefício, pago com recursos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Leia também:
Antecipação do saque-aniversário despenca 80% após novas regras do FGTS

Quem tem direito?

Têm direito ao saque do PIS/Pasep os trabalhadores cadastrados no programa ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos e que atendam aos seguintes critérios:
*Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
*Recebido até 2 salários mínimos médios (no valor em vigor no ano-base) mensais no período trabalhado;
*Ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2023);
*Ter os dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2023).

Leia também: PIS/Pasep: confira nova regra do abono salarial em 2026

Como consultar?

Todas as informações necessárias, inclusive de valores referentes a anos anteriores, estão disponíveis no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal gov.br. Para fazer a consulta siga as seguintes orientações:
  • Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado;
  • Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada no portal gov.br;
  • Vá em “Benefícios”, depois em “Abono Salarial”. A tela seguinte irá informar se o trabalhador está ou não habilitado para receber o benefício.
  • Os trabalhadores do setor privado também podem consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem. 
O calendário de pagamento de 2025 foi unificado e todos irão receber de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias