Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por Por Aramis Merki II, da Broadcast
[email protected]São Paulo, 12/07/2025 - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que o governo federal é quem tem a competência para negociar com os Estados Unidos sobre as tarifas comerciais anunciadas pelo presidente americano, Donald Trump. Ele avaliou que a diplomacia brasileira sempre "se saiu muito bem".
"Acho que o momento demanda união de esforços, demanda sinergia, porque é algo complicado para o Brasil, é algo complicado para alguns segmentos da nossa indústria, do nosso agronegócio. A gente precisa estar de mãos dadas agora, deixar a questão política de lado e tentar resolver a questão", disse, após participar de formatura de cursos profissionais em Cerquilho (SP).
Tarcísio afirmou que está empenhando esforços para nutrir a embaixada dos EUA com informações. Como exemplo, citou que 30% dos voos de Washington são feitos em aviões da Embraer. "Estamos com encomendas enormes para a Embraer para os EUA, só a American Airlines encomendou 90 aeronaves. O tarifaço significa acrescentar US$ 9 milhões em cada aeronave."
Perguntado sobre a parte política da carta de Trump e a defesa de anistia aos acusados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro, defendida pelos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo apontou que esta é uma questão de "ponto de vista".
"Isso é questão de ponto de vista. Neste momento eu tenho que olhar o Estado de São Paulo. Eu sou governador do Estado, existem interesses que precisam ser preservados, interesses das nossas empresas, dos nossos produtores. E é isso que a gente tem que botar em primeiro lugar", disse.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.