Temporal causa estragos no litoral paulista; Mongaguá é uma das mais afetadas
Envato
Por Estadão Conteúdo
04/01/2026 | 16h05 ● Atualizado | 19h22
São Paulo, 04/01/2026 - Um forte temporal no litoral de São Paulo deixou ao menos 40 pessoas desabrigadas neste domingo, 4, segundo informações preliminares da Defesa Civil do Estado.
O alerta para novos alagamentos e deslizamentos continua na Baixada Santista e no Litoral Norte.
O governo do Estado informou monitorar, por meio de um gabinete de crise, o cenário nas cidades do litoral desde a última segunda-feira, 29. A Defesa Civil estadual também disse realizar monitoramento contínuo e ter equipes mobilizadas nas ruas, assim como enviado botes para todos os municípios afetados.
Veja o cenário nos municípios afetados:
Mongaguá
Mongaguá, na Baixada Santista, foi uma das cidades mais afetadas. Cerca de 30 pessoas estão desabrigadas no município. Elas foram abrigadas temporariamente em um ginásio municipal.
Diversas ruas ficaram alagadas na zona sul da cidade. O nível de água havia começado a reduzir no meio da manhã, mas voltou a subir por volta do meio-dia após o retorno das chuvas. A Defesa Civil Municipal informou que está em campo contabilizando os danos e dando suporte aos moradores.
O Corpo de Bombeiros forneceu embarcações para auxiliar no resgate de moradores de Mongaguá. Botes da Defesa Civil estadual também foram enviados.
Cubatão
Em Cubatão, na Baixada Santista, houve o extravasamento do Rio Cubatão, também conhecido como Rio Pilões. Nove casas ficaram inundadas. Sete famílias foram abrigadas em uma associação de moradores, e duas em uma igreja.
Rodovia Mogi-Bertioga
O Governo de São Paulo e a concessionária Novo Litoral interditaram um trecho da Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) na manhã deste domingo, 4. A estrada liga a região metropolitana da capital paulista ao Litoral Norte do Estado. O bloqueio, do km 77 ao 92, na passagem da serra, foi parcialmente liberado nesta tarde.
Somente uma faixa foi liberada até o momento. Só a subida de veículos de pequeno e médio porte foi permitida. Caminhões e carros de grande porte ainda não estão autorizados no trecho.
Nas últimas 72 horas, o volume de chuva chegou a cerca de 200 mm na região, índice acima do considerado seguro para o trecho de serra.
Peruíbe
Uma família de turistas precisou ser resgatada de bote em Peruíbe, também na Baixada, após alagamento no bairro Caraguava. Outro bairro que apresentou inundação na cidade foi Caraminguava.
Juquiá
Em Juquiá, no Vale do Ribeira, próximo ao Litoral Sul, uma casa com dois moradores desabou. Um deles teve escoriações e precisou ser socorrido ao hospital. Ambos estão desalojados.
Na cidade, também houve o destelhamento na vila olímpica municipal, mas não houve feridos.
Ubatuba
Em apenas seis horas, Ubatuba, no Litoral Norte, registrou 158 mm de chuva. O volume representa cerca de 65% do total esperado para todo o mês de janeiro - média de 242 mm. Houve alagamentos nos bairros de Perequê-Açu, Estufa I e Estufa II. Não há informações de desabrigados até o momento.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
