Envato
Por Por Gabriel Hirabahasi e Naomi Matsui, da Broadcast
[email protected]Brasília, 11/07/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, 11, que todos os aposentados que tiveram descontos sem autorização em seus benefícios vão receber de volta seu dinheiro a partir do dia 24 de julho. Os aposentados que poderão aderir ao acordo para ter o pagamento a partir desta sexta, disse o presidente.
“Todos que tiveram descontos sem autorização vão receber tudo o que foi roubado a partir do dia 24”, disse o presidente, acrescentando que os desvios foram promovidos por “quadrilhas montadas pelo governo passado”.
Mais cedo, Lula havia gravado e divulgado um vídeo nas redes sociais com o anúncio sobre o acordo.
“O governo federal vai garantir justiça para aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos no INSS. A partir de hoje, será possível aderir ao acordo que garante o seu dinheiro de volta integralmente e corrigido pela inflação. Os primeiros pagamentos começam a ser feitos dia 24 de julho”, disse o presidente.
Lula ainda voltou a defender o fim da jornada de trabalho 6X1, que é tema de um projeto no Congresso, mas segue parado. Segundo o petista, o governo pretende reunir empresários e trabalhadores para, depois, apresentar uma “nova forma de se trabalhar” no Brasil.
“Outra coisa que teremos que discutir é a questão da jornada de trabalho neste país. Queremos convocar os empresários e sindicalistas brasileiros, porque a humanidade não quer mais 6x1. É preciso inventar um jeito de ter um jeito de ter outra jornada de trabalho”, disse durante evento sobre os avanços do Novo Acordo Rio Doce, em Linhares (ES).
Lula afirmou que usará ideias de universidades e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para formular um novo modelo.
Em fevereiro, a deputada Erika Hilton (Psol-SP) protocolou a Proposta de Emenda à Constituição 8/2025, que acaba com a jornada de 6x1. O texto, no entanto, segue sem avanço e ainda aguarda despacho do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.