Transporte público no Pós-Carnaval na cidade de SP terá esquema especial
Adobe Stock
São Paulo, 20/02/2026 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e do Departamento de Transportes Públicos (DTP), mantém o esquema especial durante os desfiles da escolas campeãs do Carnaval 2026 no Sambódromo do Anhembi, que ocorre neste sábado, 21.
A recomendação é que o público dê preferência ao serviço de táxi ou ao transporte coletivo para chegar e deixar o evento. Em função do desfile, vias nos arredores do Sambódromo, como a Avenida Olavo Fontoura, na altura da Praça Campos de Bagatelle, estarão interditadas ou com circulação restrita, somente para tráfego local autorizado - táxis, veículos credenciados e de serviço, policiamento e de emergência (veja o mapa abaixo).
Leia também: Pós-Carnaval tem Daniela Mercury, Léo Santana e BaianaSystem em São Paulo
Acesso ao Sambódromo
Para o deslocamento até o Sambódromo do Anhembi, serão disponibilizados ônibus gratuitos do serviço Atende, da Prefeitura, que partirão das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda a partir das 18h, com saídas frequentes conforme a demanda. Para mais informações clique AQUI
Operação Táxi no dia 21/02
O serviço de táxi para o evento será realizado a partir das 18h nas seguintes áreas:
Área de Desembarque Olavo Fontoura
Avenida Olavo Fontoura (sentido Ponte Casa Verde, junto ao muro do Campo de Marte), entre o Portão 01 e o Portão 02.
Área de Embarque 1 – Pavilhão
Bolsão A - Olavo Fontoura: Avenida Olavo Fontoura (sentido Ponte Casa Verde, junto ao muro do Campo de Marte), no alinhamento entre o Portão 01 e o Portão 02.
Área de Embarque 2 – Camarotes
Bolsão B - Camarotes: Avenida Olavo Fontoura (sentido Ponte Casa Verde), entre o Portão 28 e o Portão 29, do lado direito, junto à calçada.
Área de Embarque 3 – Dispersão
Bolsão C: Avenida Olavo Fontoura (sentido Ponte Casa Verde) entre a Rua Anita Malfati e a Rua Brazelisa Alves de Carvalho.
Ponto Privativo 1543
O ponto 1543 (Parque Anhembi) será desativado, e o embarque remanejado para a rampa de acesso do Hotel Holiday Inn Parque Anhembi.
Os permissionários desse ponto receberão credenciais, cedidas pelo Hotel Holiday Inn.
Leia também: Carnaval em Salvador terá ônibus 24 horas e linhas gratuitas; confira
Preços - Táxi Comum
Bandeira 1 (das 6h às 20h, de segunda a sábado) - R$ 6,55 mais a tarifa de R$ 4,80 por quilômetro rodado. Bandeira 2 (das 20h às 6h, de segunda a sábado, e o dia todo aos domingos e feriados) – Acréscimo de 30% sobre a tarifa quilométrica.
Veículos de aplicativo
Os veículos de aplicativos terão dois pontos para efetuar o embarque e desembarque de passageiros:
Avenida Santos Dumont nas proximidades da Praça Campo de Bagatelle (sentido Ponte das Bandeiras);
Avenida Braz Leme, entre as Ruas Doutor Mello Nogueira e Hermenegildo de Campos Almeida.
Leia também: Neste carnaval em São Paulo, vá de transporte público
O Metroviário
O Metro terá operação 24 horas neste fim de semana de pós-carnaval, com funcionamento ininterrupto entre sábado (21) e domingo (22), com reforço operacional e ampliação das ações de segurança. As estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha permanecerão abertas para embarque e desembarque e será permitida a realização de transferências entre todas as linhas do sistema metroviário no período.
Operação diferenciada na Linha 15-Prata
Na Linha 15-Prata, em razão de testes programados com a nova frota, todas as estações permanecerão fechadas da meia-noite do sábado até as 10h de domingo. Para assegurar o atendimento aos passageiros será implantada uma operação especial com ônibus gratuitos do sistema Paese, que circularão em toda a extensão da linha, entre Vila Prudente e Jardim Colonial.
CPTM
Com relação ao transporte ferroviário, na madrugada de sábado (21) para domingo (22), a Estação Palmeiras-Barra Funda permanecerá aberta 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações de todas as linhas da CPTM continuarão funcionando na madrugada exclusivamente para desembarque e transferências.
As interdições da CET para desfiles de blocos
Todas as regiões da cidade terão alterações no trânsito para o Carnaval de Rua no sábado e no domingo e serão monitoradas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). As vias que compõem o percurso dos desfiles de blocos e eventos carnavalescos serão bloqueadas, com a implantação dos desvios de tráfego. O objetivo é garantir as condições de segurança e conforto dos participantes e dos usuários do tráfego de passagem. Ao menos 15 blocos devem ir para as ruas. Confira AQUI o trajeto e como chegar.
As linhas Paulistar
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans informam que as linhas Paulistar 1, 2 e 3 deixarão de operar temporariamente no dia 22 de fevereiro e retornam à sua operação normal no dia 1º de março, primeiro domingo após o término dos desfiles de rua.
Ainda para o domingo (22), para as demais linhas de ônibus municipais, está mantida a gratuidade do Domingão Tarifa Zero, da 0h às 23h59.
Leia também: Síndrome do coração pós-feriado: saiba quando as palpitações são perigosas
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
