Vacina do Butantan contra dengue deve chegar à população em 2026

Foto: Envato Elements

Padilha diz ter 'expectativa positiva' de que vacina de dengue terá eficácia aprovada para pessoas acima de 60 anos - Foto: Envato Elements
Padilha diz ter 'expectativa positiva' de que vacina de dengue terá eficácia aprovada para pessoas acima de 60 anos
Por Bianca Bibiano bianca.bibiano@viva.com.br

Publicado em 25/06/2025, às 09h13

São Paulo, 25/06/2025 - Nesta terça-feira, ao comentar as ações do programa Agora Tem Especialista, o ministro da saúde Alexandre Padilha disse que a vacina contra a dengue que está sendo produzida pelo Instituto Butantan será disponibilizada à população no início de 2026. Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza a fase final de análise do medicamento. 

"Os testes clínicos já foram feitos e os estudos sobre a eficácia da vacina já estão publicados, portanto, há uma expectativa positiva de que ela possa ter eficácia [em pessoas] acima de 60 anos também. Agora é a etapa final que a Anvisa checa a produção", destacou em coletiva de imprensa promovida pelo CanalGov.

[Colocar ALT]
Alexandre Padilha diz que vacina de dengue tem potencial para ser usada em pessoas acima de 60 anos (Reprodução/ YouTube)

Padilha disse ainda que a análise do órgão regulador inclui verificar a qualidade de produção em massa do medicamento.

"No caso dessa vacina, o Butantan não tem condições de produzir a quantidade que o Brasil precisa. Então, tem uma parceria que o Ministério da Saúde ajudou a construir entre o Instituto e um produtor chinês. Visitamos o local de fabricação com o presidente Lula e o processo está andando bem. Nosso planejamento é ter esse programa pronto no começo do ano que vem".

Ele afirmou que o País passa agora por um período de redução nos casos de dengue, com até 70% em alguns Estados. "Mas São Paulo teve aumento, tanto em número de casos quanto óbitos", destacou.

Após o término desse ciclo, o Ministério da Saúde deverá ampliar as ações de controle e prevenção dos casos de dengue nos Estados e municípios, antevendo o aumento de risco no mês de janeiro. 

Palavras-chave dengue Vacina

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias