Começa hoje a vacinação em dose única contra a dengue; relembre cidades
Adobe Stock
17/01/2026 | 09h24
São Paulo, 17/01/2026 - A vacinação em massa contra a dengue com o imunizante elaborado pelo Instituto Butantan começa neste sábado, 17, nas cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). A primeira fase da imunização em massa servirá para analisar a efetividade da Butantan-DV, que foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Nacional (Anvisa), sendo a primeira vacina de dose única para combater o vírus.
Leia também: Vacina da dengue: Governo compra as primeiras 3,9 milhões de doses
Para todas as cidades somente podem se vacinar pessoas de 15 a 59 anos; os menores de idade devem estar acompanhados de algum responsáveis. Para receber a vacina, as pessoas precisam estar com documento oficial com foto e Cartão SUS disponíveis em mãos.
Onde tomar vacina?
Em Nova Lima, a mobilização começa com o Dia D hoje e segue nos dias seguintes, com aplicação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), atendimento itinerante por meio do vacimóvel e ações especiais para facilitar o acesso da população nos seguintes locais:
- Unidades Básicas de Saúde (UBSs): atendimento, em geral, das 8h às 17h, com unidades de horário estendidas até às 19h
- Vacimóvel: no sábado (17), o vacimóvel estará em dois pontos da cidade:
- Praça Bernardino de Lima ( Centro): 9h às 16h
- Shopping Serena ( Regional Norte): 9h às 16h
No sábado (24), o vacimóvel estará em quatro pontos da cidade:
- Alphaville: Base de Saúde da Associação Geral (Rua Princesa Diana, 760), das 9h às 14h;
- Vila da Serra: Base Integrada de Segurança Pública (Alameda Oscar Niemeyer, 1267), das 9h às 14h;
- Balneário Água Limpa: Rua Pedro Américo, esquina com Rua Poços de Caldas, das 9h às 14h;
- Honório Bicalho: Espaço Cultural José Arcênio Perdigão (Rua Viana, 134), das 9h às 14h.
- Drive Thru da vacinação: no sábado (24), das 9h às 14h, na Avenida Ribeirão Cardoso, no Centro, e na Rua Mississipi, na lateral do Supermercados BH, no bairro Jardim Canadá
Em Maranguape, a vacinação começa a partir das 08h e vai até às 16h nos 35 pontos de saúde do município, assim como em pontos estratégicos, como o Estacionamento do Supermercado Mix Mateus e a rodoviária municipal.
Leia também: Vacina contra dengue do SUS mostra proteção por até 7 anos, apontam novos estudos
A vacinação segue até o dia 30 de janeiro, exceto nos dias 19 e 20 de janeiro, de segunda à sábado, das 08h às 16h. O drive-thru de imunização ficará instalado em frente à secretaria Municipal de Saúde, localizada na Praça Senador Almir Pinto, nº 217.
Outros municípios
Já no domingo, 8, vacinação começa na cidade de Botucatu, no interior de São Paulo. O início da imunização faz parte de uma estratégia comandada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a prefeitura do Município e a Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A imunização acontecerá das 8 às 17 horas em locais como:
- Espaço Saúde (ao lado do SAMU);
- EMEFI Cardoso de Almeida – Cardosinho (Praça Professor Martinho Nogueira, s/n – Centro);
- Shopping Park Botucatu - Loja Ri-Happy (Av. Dr. Mário Marcondes Lopes, 1346);
- Dois drives de vacinação, localizados na Faculdade de Medicina da Unesp e na entrada da Unesp – Lageado, para facilitar e agilizar o atendimento da população.
A Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu indica que a população procure uma unidade de saúde de referência do seu bairro - há 28 postos de vacinação espalhados pela cidade. Além disso, há a indicação dos seguintes horários para a vacinação:
- Pessoas de 35 a 59 anos: preferencialmente no período da manhã, das 8h às 12h30;
- Pessoas de 15 a 34 anos: preferencialmente no período da tarde, das 12h30 às 17h.
Expansão da vacinação
A vacinação em escala nacional depende do aumento da produção e da avaliação dos resultados iniciais. De acordo com o Ministério da Saúde, uma parceria estratégica entre o Brasil e a empresa chinesa WuXi Vaccines prevê a transferência de tecnologia, o que pode elevar a capacidade produtiva do Butantan em até 30 vezes.
Leia também: Butantan começa a recrutar voluntários 60+ para testar nova vacina da dengue
Quanto aos idosos, a Anvisa já autorizou a avaliação da vacina para a faixa entre 60 e 79 anos. Caso os resultados sejam satisfatórios, o Ministério da Saúde solicitará a inclusão oficial desse grupo nas recomendações do imunizante.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
